Pular para o conteúdo principal

Quase habilitados para dirigir

Já demos os primeiros passos para termos a nossa carteira de motorista canadense. Confesso que demos muita bobeira em demorar tanto pra resolver isso. A carteira de habilitação brasileira só tem validade pelos três primeiros meses, ou seja, a nossa vence no próximo dia 19. A minha, pra piorar, venceu no dia 2 de maio. Eu não quis renovar a licença no Brasil porque viria pra cá, e agora é correr atrás pra tirar a carteira daqui o mais rápido possível.

É preciso fazer uma prova teórica e uma prática pra tirar a carteira de motorista. Aqui em British Columbia, você vai em qualquer agência do ICBC (Insurance Corporation of British Columbia), que é como se fosse o Detran no Rio de Janeiro. A diferença é que o ICBC faz tudo relativo a carro, incluindo seguro do automóvel, que é obrigatório e só pode ser feito através do ICBC.

Voltando à preparação para o teste. No ICBC você recebe um livreto com todas as regras de trânsito. Você pode ver o conteúdo do livreto nesta página. Depois de estudar o livro todo você vai no ICBC e pede pra fazer a prova teórica. Não precisa marcar data nem nada, só chegar lá, pagar 15 dólares e fazer a prova de 50 perguntas, múltipla escolha. Você tem que acertar 80% da prova, ou seja só pode errar 10 perguntas.

Eu estudei direitinho, mas na hora da prova tinha hora que eu ficava em dúvida. Podia ser mais de uma opção, certamente. Eu já estava quase finalizando a prova e já tinha errado tudo que podia (10 questões). Era a minha última pergunta e se eu errasse ela, ia ter que fazer a prova de novo (e pagar novamente!). Mas, graças a Deus, tive a luz de acertar a última pergunta e passei raspando! ;) O André foi melhor que eu, ele fez a prova há quase 2 semanas.

O passo seguinte é marcar a prova de direção. Você recebe outro livro (esse aqui) pra estudar. As nossas provas já estão marcadas. O negócio é que tem demorado muito pra marcar a prova prática. Eu só consegui vaga pra 14 de junho. Mas você pode conferir o site do ICBC pra ver se teve alguma desistência e conseguir uma vaga mais cedo. Com isso, consegui adiantar a prova pro dia 4 de junho, e o André, no dia 31 de maio (conseguimos adiantar ainda mais, pra 23 - André - e 24 de maio - eu). Você tem que fazer a prova no seu carro. Se não tiver carro, pode fazer no carro de uma auto-escola.

A minha carteira brasileira ficou retida no ICBC e eu recebi um papel, que é uma habilitação provisória. Eu só posso dirigir com outro motorista experiente do meu lado. Por experiente eles querem dizer motoristas que já tenham uma carteira class 5 válida. Eu agora sou considerada estudante, é mole?

São muitos detalhezinhos. Depois eu escrevo mais sobre essa parte da habilitação aqui em British Columbia.

Comentários

Diniz disse…
Oi Ana Paula,

Bom saber que as coisas estão andando, já se passaram quase 3 meses que voces chegaram e ainda tem pendencias para resolver.

Nessas horas que vejo que os 6 meses que o consulado pede para se organizar (e ganhar $$$) é bem próximo da realidade.

Espero que voces consigam tirar logo a carteira, afinal ficar ai sem poder dirigir não é facil não.

Abraços,

Diniz
rio-canada.blogspot.com
Mila e Arlei disse…
Oi Ana,
Estamos na mesma fase que vocês. Meu marido fará o teste prático amanhã e eu em Junho.
Boa sorte para vcs.
Abraços e fiquem com Deus.
Anônimo disse…
Boa sorte no teste prático. Essa parte da habilitação é a mais chata, pelo menos para mim, pois tenho medo de dirigir.
Beijo
Fabi disse…
Nossa, ai parece mais confuso do que em ON. É um saquinho ter que fazer tudo de novo, mas eu já me livrei (depois de enrolar um ano, rs)! Bjokas

Postagens mais visitadas deste blog

Mais um plano adiado!

No post anterior, acabei esquecendo o maior dos planos que tivemos que adiar por conta desse processo: um segundo filho. A minha filha tem 2 anos já. Eu sempre pensei em não espaçar muito entre os filhos (pelo menos mais um). Mas com o processo não posso nem pensar em engravidar agora! Chegar lá grávida ia complicar muito na adaptação, eu acho.

35mm por 45mm

Quando comecei a ler as instruções do processo e toda a documentação necessária, fiquei muito intrigada com o tamanho das fotos : 3,5 x 4,5 cm. São necessárias 6 fotos. É isso mesmo, não é o padrão 3x4 que a gente conhece, esse meio centímetro de cada lado faz falta. E a especificação não fica por aí... o tamanho do topo da cabeça ao queixo tem que ter entre 2,5 cm e 3,5 cm. Tá tudo detalhado nesse documento , na página C-1. Primeiro nós tentamos fazer em casa mesmo. Tiramos fotos digitais e manipulei o tamanho no Photoshop. Mas como meus conhecimentos na ferramenta são apenas para a web, é claro que não deu certo. Eu coloquei exatamente o tamanho pedido na régua do Photoshop e quando imprimiu naquele tamanho que eu pedi, a imagem ficou com uma resolução péssima. O que eu tinha que fazer era criar um arquivo em tamanho bem maior, pra quando imprimisse num tamanho menor, a resolução ficar boa. Mas aí tinha que fazer muitos cálculos e proporções pra saber o tamanho necessário do arquivo.

Fora do ar por tempo indeterminado

Eu nunca pensei que fosse querer encerrar esse blog. Quem me conhece de outros blogs, sabe que eu adoro escrever blogs. O fato é que não há mais tempo. Agora que engatamos de vez na nossa rotina daqui, não sobra tempo pra blogar direito. Eu já tenho o meu outro blog e lá vou continuar escrevendo, mas não exclusivamente sobre as coisas do Canadá. Outro fator que nos fez dar um tempo com o blog, pra ser bem sincera com vocês, foi um pouco de chateação com a quantidade de emails que recebemos perguntando sobre o processo, sobre a vida aqui, sobre o mercado de trabalho aqui em determinada área. Tem gente que nem se dá o trabalho de ler os arquivos. Tem gente que escreve perguntando do processo de Quebec. Tem gente que vem estudar aqui e quer que a gente indique acomodação. Tem gente que quer saber se o mercado de trabalho em engenharia química ou biblioteconomia (são exemplos, tá) é bom aqui. Tem gente que pergunta se aqui em Toronto (!!!!!) é legal... Ou seja, totalmente sem noção. Quem