Pular para o conteúdo principal

Quanto frio é muito frio?

A preocupação com o clima do Canadá é unânime em todos os candidatos a imigrantes. E não só eles, mas todos nossos familiares e amigos no Brasil sempre perguntam: como é que vocês aguentam esse frio?

Eu acho que a tolerância ao frio é muito pessoal. Cada um sabe o quanto aguenta de frio, e de calor também. Eu, por exemplo, não gosto de calor escandante, que é o clima do Rio de Janeiro. Aquela sensação ruim de sair do banho já suado, sabe? Eu sempre gostei de frio. No frio as pessoas andam mais arrumadas, se vestem melhor, é mais gostoso ficar debaixo das cobertas, tomar chocolate quente, uma sopinha bem feita, essas coisas. É disso que eu gosto.

De qualquer forma, levou um tempo, acho que uma semana, pra me adaptar ao clima daqui. Nós chegamos no fim do inverno, onde a temperatura média era de 5 graus Celsius. Isso é frio pra caramba pra quem saiu do Rio com mais de 30 graus. Nos primeiros dias eu saía toda encasacada, duas camadas nas pernas, meias e mais meias. Depois de uma semana deu pra perceber que aquilo era um exagero só, e eu passei a me vestir normalmente - uma camada apenas nas pernas, uma blusa de manga comprida por baixo e um casaco bem quentinho por cima, de preferência impermeável.

Agora eu já suporto 10 graus numa boa. Agora a temperatura está aumentando. Esses dias tem feito 15-17 graus e até sentimos calor na rua, por incrível que pareça! Imagina se no Rio eu estaria de saia sem meia por baixo com 15 graus Celsius. Pois é, aqui eu me visto assim e não sinto frio. Só não deu ainda pra calçar sandália, ou chinelo de dedo, como eu já vi umas chinesas usando por aí. Meu pezinho ainda sente frio! ;)

Então, é muito relativo quando nos perguntam como aguentamos o frio. Aqui você se acostuma, não tem jeito. Eu não consigo nem me imaginar mais no calorão carioca!

Eu não sei se aguentaria, por exemplo, o inverno da costa leste do Canadá ou de Calgary ou Edmonton, que ficam "aqui perto". Ainda não pegamos temperatura negativa aqui em Vancouver, nem muita neve. Eu tenho vontade de visitar esses lugares no frio bem rigoroso, só pra ver como é. A minha amiga que imigrou pra Toronto disse que pegou um friozão lá, que não dava nem pra andar na rua. Eu não sei como é isso, mas imagino que não deva ser nada confortável. Mas aí você fica dentro dos lugares aquecidos, dentro de carro, e está tudo bem. :)

Estou adorando o clima daqui. Bem, tem a chuva, né? Mas isso é outro papo...

Comentários

Dricotinha! disse…
eu amo frio, mas quando me pega desprevinida não dá hehehe
Eu também odeio o calor, mas nunca peguei temperatura negativa. Vamos ver como me viro. rs

Carol
marina disse…
Ana,

o inverno de Montreal é simplesmente arrasador! Eu que amo frio quase voltei pro Brasil!
No meu 1º dia peguei -40 graus!
Quase caí dura!
Não dá pra fazer nada na rua...
A gente até aguenta por uns diazinhos, mas depois fica insuportável!No dia que fez -5º saí de casa só de calça jeans e casaco impermeável tb e me senti tão quentinha! ahahahahaha
A gente acaba se acostumando! Mas eu não viveria assim pra sempre! Muito desesperador!
Diniz disse…
Quando tivemos ai em Maio/06, tambem chegamos e ficamos morrendo de frio, tava uns 12o, mas no fim da viagem a Angela já estava endando de mini-saia e eu de bermudão...

Sou carioca, adoro praia, mas nada melhor que um bom dia frio para fazer as coisas sem ficar tomando 10 banhos por dia...
Van disse…
Eu nunca gostei de frio, sempre amei o calor, mas de uns anos pra cá estou mais intolerante com o verão e curtindo mais o inverno. O mais frio que já senti foi em NY, uns -5. Teve uma tarde que não conseguíamos andar na rua porque o vento empurrava as pessoas. Eram todos correndo, vítimas dos empurrões do vento. Muito frio, mas estando bem agasalhado dá pra agüentar. Vamos ver como vou me sair com -10, -20, -30. Sei lá se o Dinho vai agüentar.

Depois nos conta como é viver com a tal chuva de Raincouver.

Bj
Eva Jucá disse…
Oi Ana,
Primeiramente mil desculpas por ainda não ter conseguido te conhecer! Minha vida está uma loucura, estou com minha mãe aqui, e aí o tempo que tenho livre estou com ela passeando. Mais 2 semanas e ela vai de volta para o brasil e aí tentamos nos ver.
Bom, mas sobre o clima, no primeiro ano eu tb era assim. Agora, depois de 4 invernos, já estou saindo de sandália quando tem um solzinho! E essa semana, com esses dias LINDOS que tem feitos aqui, a vestimenta é sandália, camisa, e calças capri!! :-) Meus filhos em compensação são hiper calorentos, e já andam de camisa sem manga! Eu brinco com eles que quero ver qdo fomos ao Brasil no fim do ano, pleno verão! kkkk
E sobre a chuva, dá para encarar, não acha? Qdo a vida tá cheia de coisas para a gente fazer, a gente se acostuma, vive, e qdo enche o saco, a gente pensa como seria viver a -50! Pelo menos isso a gente não tem. O máximo que peguei aqui na cidade foi -10, e mesmo assim 1 dia em todo o inverno!
Bjs
Eva
Lucianna disse…
Oi Ana Paula,

Eu nao suporto calor, realmente nao consigo tolerar, imagina a minha felicidade morando na Arabia Saudita onde ainda estamos na primavera e os termometros marcam 39 gras e a noite baixa pra 37. Realmente prefiro viver no frio, agora quanto ao fria da costa leste, depois do primeiro inverno vc acostuma, nao vou dizer que nao seja tao frio, pois nao sou nenhum louca que ache que -40 seja um temperatura agradavel, mas as roupas sao proprias pra isso, eu soh usava duas camadas de roupa, o que realmente tentava proteger mais eram os pes, as maos, pescoco, rosto e cabeca, de resto basta uma uma meia calca bem por baixo da calca, uma blusa de la por baixo do casaco, uma meia de la nos pes e uma boa palmilha termica...

Aconselho voce ir ver o inverno da costa leste sim, a em pleno janeiro, tenho certeza que vc vai achar lindo

Bjks
O tempo é o que menos me preocupa, eu adoro o frio e o calor deixa me doente, sou muito branca e afecta me mto o calor.

Beijos e boa sorte em tudo
Fabi disse…
Realmente, com o tempo vc se acostuma. E engracado ver que ano passado nessa epoca eu achava que tava uma friaca e esse ano achar que ta calor.... o referencial muda demais!!! Bjokas
Dani e Rafa disse…
Com a roupa adequada dá para aguentar bem o frio. Chegamos a pegar -31º aqui em Toronto (nosso primeiro inverno) e a vida não parou. Nào deixamos de fazer nada, nem de passear ou sair na rua.. O segredo é ter roupas corretas.
Jeanne disse…
Eu não gosto de extremos, 24 graus pra mim está ótimo, mas na terça passada tivemos 30 graus e na quarta 8!
Bjs

Postagens mais visitadas deste blog

Você moraria em uma área de terremotos?

Aparentemente nós vamos (se tudo der certo!). Uma amiga minha, que também está com processo encaminhado e queria ir pra Vancouver, veio conversar comigo no início da semana perguntando se eu vi um documentário no Discovery Channel sobre um mega-terremoto que arrasou a costa oeste das Américas em 1700. Segundo especialistas, outro mega-terremoto desses está por vir, em algum momento entre agora e nos próximos 500 anos. Os mega-terremotos são espaçados de 200 a 800 anos, em média.

Aí eu fui catar na internet tudo sobre terremotos em Vancouver. E me deparei com muita informação, inclusive um departamento do governo canadense que cuida só disso, com monitoramento de todos os tremores que acontecem no país - não é só na costa oeste não, acontece em várias partes do Canadá, inclusive no Quebec.

Parece que tremores acontecem com frequência. A cidade tem melhorado a infra-estrutura de edificações para proteger contra grandes tremores e evitar estragos maiores. As pessoas são orientadas como pro…

35mm por 45mm

Quando comecei a ler as instruções do processo e toda a documentação necessária, fiquei muito intrigada com o tamanho das fotos: 3,5 x 4,5 cm. São necessárias 6 fotos. É isso mesmo, não é o padrão 3x4 que a gente conhece, esse meio centímetro de cada lado faz falta. E a especificação não fica por aí... o tamanho do topo da cabeça ao queixo tem que ter entre 2,5 cm e 3,5 cm. Tá tudo detalhado nesse documento, na página C-1.

Primeiro nós tentamos fazer em casa mesmo. Tiramos fotos digitais e manipulei o tamanho no Photoshop. Mas como meus conhecimentos na ferramenta são apenas para a web, é claro que não deu certo. Eu coloquei exatamente o tamanho pedido na régua do Photoshop e quando imprimiu naquele tamanho que eu pedi, a imagem ficou com uma resolução péssima. O que eu tinha que fazer era criar um arquivo em tamanho bem maior, pra quando imprimisse num tamanho menor, a resolução ficar boa. Mas aí tinha que fazer muitos cálculos e proporções pra saber o tamanho necessário do arquivo...…

Mudança - O que levar e o que deixar

Se me perguntarem o que eu levaria para o Canadá, responderia que levaria minha casa como ela é, com tudo dentro. Mas...

Sabemos que não dá pra levar tudo que queremos. No way! O jeito é classificar os objetos como "deixáveis", "duvidosos" e os "necessários".

Antes de classificar, saiba que é possível, sim, transportar o que você quiser para qualquer lugar do mundo. Mas, como na vida, tudo tem um preço. E que preço!

Diversas empresas efetuam o transporte mas só para ter uma idéia, o frete aéreo custa em média US$2,50/Kg ou US$6,00/m3. Ainda, as taxas adicionais de expediente, de armazenagem, de combusível e de emissão Cia. Aérea.

Por via marítima, algumas empresas cobram por metro cúbico. Como vai de container, neste caso compensa juntar com mudanças de outras famílias para fazer cair o valor do metro cúbico.

Com o dinheiro que você deixa de gastar com transporte, você pode comprar tudo no Canadá e de acordo com sua nova moradia. Se você não sabe onde vai mor…