<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d15371126\x26blogName\x3dDestino:+Canad%C3%A1\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://destino-canada.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://destino-canada.blogspot.com/\x26vt\x3d-4354411323080657729', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Destino: Canadá

Quase habilitados para dirigir

Já demos os primeiros passos para termos a nossa carteira de motorista canadense. Confesso que demos muita bobeira em demorar tanto pra resolver isso. A carteira de habilitação brasileira só tem validade pelos três primeiros meses, ou seja, a nossa vence no próximo dia 19. A minha, pra piorar, venceu no dia 2 de maio. Eu não quis renovar a licença no Brasil porque viria pra cá, e agora é correr atrás pra tirar a carteira daqui o mais rápido possível.

É preciso fazer uma prova teórica e uma prática pra tirar a carteira de motorista. Aqui em British Columbia, você vai em qualquer agência do ICBC (Insurance Corporation of British Columbia), que é como se fosse o Detran no Rio de Janeiro. A diferença é que o ICBC faz tudo relativo a carro, incluindo seguro do automóvel, que é obrigatório e só pode ser feito através do ICBC.

Voltando à preparação para o teste. No ICBC você recebe um livreto com todas as regras de trânsito. Você pode ver o conteúdo do livreto nesta página. Depois de estudar o livro todo você vai no ICBC e pede pra fazer a prova teórica. Não precisa marcar data nem nada, só chegar lá, pagar 15 dólares e fazer a prova de 50 perguntas, múltipla escolha. Você tem que acertar 80% da prova, ou seja só pode errar 10 perguntas.

Eu estudei direitinho, mas na hora da prova tinha hora que eu ficava em dúvida. Podia ser mais de uma opção, certamente. Eu já estava quase finalizando a prova e já tinha errado tudo que podia (10 questões). Era a minha última pergunta e se eu errasse ela, ia ter que fazer a prova de novo (e pagar novamente!). Mas, graças a Deus, tive a luz de acertar a última pergunta e passei raspando! ;) O André foi melhor que eu, ele fez a prova há quase 2 semanas.

O passo seguinte é marcar a prova de direção. Você recebe outro livro (esse aqui) pra estudar. As nossas provas já estão marcadas. O negócio é que tem demorado muito pra marcar a prova prática. Eu só consegui vaga pra 14 de junho. Mas você pode conferir o site do ICBC pra ver se teve alguma desistência e conseguir uma vaga mais cedo. Com isso, consegui adiantar a prova pro dia 4 de junho, e o André, no dia 31 de maio (conseguimos adiantar ainda mais, pra 23 - André - e 24 de maio - eu). Você tem que fazer a prova no seu carro. Se não tiver carro, pode fazer no carro de uma auto-escola.

A minha carteira brasileira ficou retida no ICBC e eu recebi um papel, que é uma habilitação provisória. Eu só posso dirigir com outro motorista experiente do meu lado. Por experiente eles querem dizer motoristas que já tenham uma carteira class 5 válida. Eu agora sou considerada estudante, é mole?

São muitos detalhezinhos. Depois eu escrevo mais sobre essa parte da habilitação aqui em British Columbia.

Marcadores:

por Ana Paula às 07:52,

4 Comentários:

às 15/5/07 12:58, Blogger Diniz disse...

Oi Ana Paula,

Bom saber que as coisas estão andando, já se passaram quase 3 meses que voces chegaram e ainda tem pendencias para resolver.

Nessas horas que vejo que os 6 meses que o consulado pede para se organizar (e ganhar $$$) é bem próximo da realidade.

Espero que voces consigam tirar logo a carteira, afinal ficar ai sem poder dirigir não é facil não.

Abraços,

Diniz
rio-canada.blogspot.com

 
às 15/5/07 13:43, Blogger Mila e Arlei disse...

Oi Ana,
Estamos na mesma fase que vocês. Meu marido fará o teste prático amanhã e eu em Junho.
Boa sorte para vcs.
Abraços e fiquem com Deus.

 
às 16/5/07 08:17, Anonymous Van disse...

Boa sorte no teste prático. Essa parte da habilitação é a mais chata, pelo menos para mim, pois tenho medo de dirigir.
Beijo

 
às 16/5/07 11:00, Blogger Fabi disse...

Nossa, ai parece mais confuso do que em ON. É um saquinho ter que fazer tudo de novo, mas eu já me livrei (depois de enrolar um ano, rs)! Bjokas

 

Postar um comentário

<< Home

Quem somos

Ana Paula e André

Ela, carioca, ele, paulistano. Deixaram a violência e falta de perspectiva no Rio de Janeiro para buscar novos desafios e esperança de um futuro melhor para sua filhinha em Vancouver, no Canadá.

Sobre o blog

O blog foi criado com intenção de registrar e compartilhar o processo da mudança, desde as primeiras pesquisas até sabe-se lá quando. Para informações sobre o processo de imigração Federal Skilled Worker para o Canadá, por favor visite os arquivos do nosso blog.

Chegamos no Canadá em fevereiro de 2007.
    Ontem: Rio de Janeiro
    Hoje: Vancouver, British Columbia
    Processo: Federal Skilled Worker

web blog

Assine o blog
Assine por e-mail

Text Link Ads

Atalhos

Posts recentes

Leitura obrigatória

Vancouver, BC, Canadá

Sites úteis

De lá

De cá

Arquivo

Powered By

Powered by Blogger
make 
money online blogger templates
eXTReMe Tracker


Website Counters

Foto: Stanley Park e Downtown Vancouver, de Warwick Patterson, no Flickr.