Pular para o conteúdo principal

Teste prático de direção (Road Test) - Como é em detalhes

Esse post pode ser desinteressante para a grande maioria dos nossos leitores mas como um dos propósitos deste blog é informar, espero que ajude futuros imigrantes interessados em British Columbia.

O fato é que depois de fazer o teste de conhecimento (detalhes aqui) deve ser agendado o teste de direção. A habilitação brasileira é reconhecida aqui no Canadá e sua licença canadense vai constar que você dirige desde sua primeira habilitação brasileira. Isso conta para efeito de seguro.

Uma vez agendado o teste prático, você deve se apresentar junto com os documentos exigidos e aguardar ser chamado.

O teste começa antes mesmo de você ligar o carro. Ajuste os retrovisores e até mesmo o encosto de cabeça mesmo que eles estejam ok. Alem disso o examinador vai examinar as luzes do carro e pedir que você acenda os faróis, aplique setas, pise no freio e ainda pedir para acionar limpadores de vidro e fazer algumas sinalizações com a mão.

Não tenho intenção de abordar todos os ítens do teste mas vou enfatizar os mais importantes:

Sholder check - movimento feito com a cabeça antes do motorista trocar de pista ou virar para esquerda ou direita para eliminar pontos-cegos dos retrovisores. Ou seja, se vai virar verifique os retrovisores e depois faça o sholder check.

Stop - parar é parar mesmo! Não adianta achar que parou. Pare o carro, espere pelo menos 2 segundos antes de andar de novo.

Obedeça a velocidade. Via de regra, na cidade ande a 50Km/h sendo que algumas avenidas permitem 70Km/h. Área escolar 30Km/h, rodovia 80 ou 90Km/h. Toda atenção é pouca.

Hazards - são percepções de perigo e são 4 categorias: condições da rodovia, conflito de espaço, situações de surpresa e bloqueio de visão. O examinador pede, durante a prova, que você mencione algumas destas situações.


Recomendo a leitura do livro (RoadSense for Drivers) com muita atenção devido a quantidade de detalhes. Se possível, contrate uma auto-escola para fazer um simulado prático.

No mais é ter calma e ter a sorte de fazer a prova com um bom examinador.

Comentários

Mais um excelente post que vai ajudar a quem como nós teremos que passar por tudo isso quando chegarmos por aí.

Obrigado pelas informações e ajuda.

Abração
Mila e Arlei disse…
André,
Ficamos super felizes com a sua aprovação. Sabíamos que desta vez você conseguiria.
Fiquem com Deus!
Mila e Arlei
Paulo disse…
André, parabéns pela nova habilitação e obrigado pelo excelente post.. Gostaria de lhe perguntar se vocês pediram a carteira internacional antes de ir para o Canadá ou se a carteira em português é aceita também?.. Muito Obrigado.

Paulo Cesar
pauloeluz@gmail.com
Anônimo disse…
Andre,
Primeiramente parabens pela aprovacao.
Segundo quero te dizer que me apavorei com a historia dos hazards...
putz, vou ter que estudar mais do que eu havia pensado..
abraco
Andrea
Anônimo disse…
Parabéns pela aprovação.
O "Sholder check" é o mesmo que checar o "Blind Spot"? Usamos muito este termo aqui no Québec.
Unknown disse…
Olá Ana Paula e André,
Meu nome é Leda, moro em Campinas/SP e vou para o Canadá juntamente com o meu futuro marido passar nossa lua de mel! Vamos alugar um carro e estamos com dúvida com relação à carteira de motorista...vcs poderiam nos ajudar? Qual o órgão que poderíamos confirmar acerca da possibilidade de utilizarmos a carteira brasileira por 3 meses. Vamos passar por Calgary, Banff, Vancouver, Vitória e Toronto . Muito obrigada desde já.
Se puderem, por gentileza, respondam no meu email beato.leda@gmail.com
Obs: sua filinha é uma graça!
Abraços,
Leda.

Postagens mais visitadas deste blog

Fora do ar por tempo indeterminado

Eu nunca pensei que fosse querer encerrar esse blog. Quem me conhece de outros blogs, sabe que eu adoro escrever blogs. O fato é que não há mais tempo. Agora que engatamos de vez na nossa rotina daqui, não sobra tempo pra blogar direito. Eu já tenho o meu outro blog e lá vou continuar escrevendo, mas não exclusivamente sobre as coisas do Canadá. Outro fator que nos fez dar um tempo com o blog, pra ser bem sincera com vocês, foi um pouco de chateação com a quantidade de emails que recebemos perguntando sobre o processo, sobre a vida aqui, sobre o mercado de trabalho aqui em determinada área. Tem gente que nem se dá o trabalho de ler os arquivos. Tem gente que escreve perguntando do processo de Quebec. Tem gente que vem estudar aqui e quer que a gente indique acomodação. Tem gente que quer saber se o mercado de trabalho em engenharia química ou biblioteconomia (são exemplos, tá) é bom aqui. Tem gente que pergunta se aqui em Toronto (!!!!!) é legal... Ou seja, totalmente sem noção. Quem ...

35mm por 45mm

Quando comecei a ler as instruções do processo e toda a documentação necessária, fiquei muito intrigada com o tamanho das fotos : 3,5 x 4,5 cm. São necessárias 6 fotos. É isso mesmo, não é o padrão 3x4 que a gente conhece, esse meio centímetro de cada lado faz falta. E a especificação não fica por aí... o tamanho do topo da cabeça ao queixo tem que ter entre 2,5 cm e 3,5 cm. Tá tudo detalhado nesse documento , na página C-1. Primeiro nós tentamos fazer em casa mesmo. Tiramos fotos digitais e manipulei o tamanho no Photoshop. Mas como meus conhecimentos na ferramenta são apenas para a web, é claro que não deu certo. Eu coloquei exatamente o tamanho pedido na régua do Photoshop e quando imprimiu naquele tamanho que eu pedi, a imagem ficou com uma resolução péssima. O que eu tinha que fazer era criar um arquivo em tamanho bem maior, pra quando imprimisse num tamanho menor, a resolução ficar boa. Mas aí tinha que fazer muitos cálculos e proporções pra saber o tamanho necessário do arquivo....

Quanto frio é muito frio?

A preocupação com o clima do Canadá é unânime em todos os candidatos a imigrantes. E não só eles, mas todos nossos familiares e amigos no Brasil sempre perguntam: como é que vocês aguentam esse frio? Eu acho que a tolerância ao frio é muito pessoal. Cada um sabe o quanto aguenta de frio, e de calor também. Eu, por exemplo, não gosto de calor escandante, que é o clima do Rio de Janeiro. Aquela sensação ruim de sair do banho já suado, sabe? Eu sempre gostei de frio. No frio as pessoas andam mais arrumadas, se vestem melhor, é mais gostoso ficar debaixo das cobertas, tomar chocolate quente, uma sopinha bem feita, essas coisas. É disso que eu gosto. De qualquer forma, levou um tempo, acho que uma semana, pra me adaptar ao clima daqui. Nós chegamos no fim do inverno, onde a temperatura média era de 5 graus Celsius. Isso é frio pra caramba pra quem saiu do Rio com mais de 30 graus. Nos primeiros dias eu saía toda encasacada, duas camadas nas pernas, meias e mais meias. Depois de uma semana d...