Esse post pode ser desinteressante para a grande maioria dos nossos leitores mas como um dos propósitos deste blog é informar, espero que ajude futuros imigrantes interessados em British Columbia.
O fato é que depois de fazer o teste de conhecimento (detalhes aqui) deve ser agendado o teste de direção. A habilitação brasileira é reconhecida aqui no Canadá e sua licença canadense vai constar que você dirige desde sua primeira habilitação brasileira. Isso conta para efeito de seguro.
Uma vez agendado o teste prático, você deve se apresentar junto com os documentos exigidos e aguardar ser chamado.
O teste começa antes mesmo de você ligar o carro. Ajuste os retrovisores e até mesmo o encosto de cabeça mesmo que eles estejam ok. Alem disso o examinador vai examinar as luzes do carro e pedir que você acenda os faróis, aplique setas, pise no freio e ainda pedir para acionar limpadores de vidro e fazer algumas sinalizações com a mão.
Não tenho intenção de abordar todos os ítens do teste mas vou enfatizar os mais importantes:
Sholder check - movimento feito com a cabeça antes do motorista trocar de pista ou virar para esquerda ou direita para eliminar pontos-cegos dos retrovisores. Ou seja, se vai virar verifique os retrovisores e depois faça o sholder check.
Stop - parar é parar mesmo! Não adianta achar que parou. Pare o carro, espere pelo menos 2 segundos antes de andar de novo.
Obedeça a velocidade. Via de regra, na cidade ande a 50Km/h sendo que algumas avenidas permitem 70Km/h. Área escolar 30Km/h, rodovia 80 ou 90Km/h. Toda atenção é pouca.
Hazards - são percepções de perigo e são 4 categorias: condições da rodovia, conflito de espaço, situações de surpresa e bloqueio de visão. O examinador pede, durante a prova, que você mencione algumas destas situações.
Recomendo a leitura do livro (RoadSense for Drivers) com muita atenção devido a quantidade de detalhes. Se possível, contrate uma auto-escola para fazer um simulado prático.
No mais é ter calma e ter a sorte de fazer a prova com um bom examinador.
O fato é que depois de fazer o teste de conhecimento (detalhes aqui) deve ser agendado o teste de direção. A habilitação brasileira é reconhecida aqui no Canadá e sua licença canadense vai constar que você dirige desde sua primeira habilitação brasileira. Isso conta para efeito de seguro.
Uma vez agendado o teste prático, você deve se apresentar junto com os documentos exigidos e aguardar ser chamado.
O teste começa antes mesmo de você ligar o carro. Ajuste os retrovisores e até mesmo o encosto de cabeça mesmo que eles estejam ok. Alem disso o examinador vai examinar as luzes do carro e pedir que você acenda os faróis, aplique setas, pise no freio e ainda pedir para acionar limpadores de vidro e fazer algumas sinalizações com a mão.
Não tenho intenção de abordar todos os ítens do teste mas vou enfatizar os mais importantes:
Sholder check - movimento feito com a cabeça antes do motorista trocar de pista ou virar para esquerda ou direita para eliminar pontos-cegos dos retrovisores. Ou seja, se vai virar verifique os retrovisores e depois faça o sholder check.
Stop - parar é parar mesmo! Não adianta achar que parou. Pare o carro, espere pelo menos 2 segundos antes de andar de novo.
Obedeça a velocidade. Via de regra, na cidade ande a 50Km/h sendo que algumas avenidas permitem 70Km/h. Área escolar 30Km/h, rodovia 80 ou 90Km/h. Toda atenção é pouca.
Hazards - são percepções de perigo e são 4 categorias: condições da rodovia, conflito de espaço, situações de surpresa e bloqueio de visão. O examinador pede, durante a prova, que você mencione algumas destas situações.
Recomendo a leitura do livro (RoadSense for Drivers) com muita atenção devido a quantidade de detalhes. Se possível, contrate uma auto-escola para fazer um simulado prático.
No mais é ter calma e ter a sorte de fazer a prova com um bom examinador.
Comentários
Obrigado pelas informações e ajuda.
Abração
Ficamos super felizes com a sua aprovação. Sabíamos que desta vez você conseguiria.
Fiquem com Deus!
Mila e Arlei
Paulo Cesar
pauloeluz@gmail.com
Primeiramente parabens pela aprovacao.
Segundo quero te dizer que me apavorei com a historia dos hazards...
putz, vou ter que estudar mais do que eu havia pensado..
abraco
Andrea
O "Sholder check" é o mesmo que checar o "Blind Spot"? Usamos muito este termo aqui no Québec.
Meu nome é Leda, moro em Campinas/SP e vou para o Canadá juntamente com o meu futuro marido passar nossa lua de mel! Vamos alugar um carro e estamos com dúvida com relação à carteira de motorista...vcs poderiam nos ajudar? Qual o órgão que poderíamos confirmar acerca da possibilidade de utilizarmos a carteira brasileira por 3 meses. Vamos passar por Calgary, Banff, Vancouver, Vitória e Toronto . Muito obrigada desde já.
Se puderem, por gentileza, respondam no meu email beato.leda@gmail.com
Obs: sua filinha é uma graça!
Abraços,
Leda.