<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d15371126\x26blogName\x3dDestino:+Canad%C3%A1\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://destino-canada.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://destino-canada.blogspot.com/\x26vt\x3d-4354411323080657729', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Destino: Canadá

Teste prático de direção (Road Test) - Como é em detalhes

Esse post pode ser desinteressante para a grande maioria dos nossos leitores mas como um dos propósitos deste blog é informar, espero que ajude futuros imigrantes interessados em British Columbia.

O fato é que depois de fazer o teste de conhecimento (detalhes aqui) deve ser agendado o teste de direção. A habilitação brasileira é reconhecida aqui no Canadá e sua licença canadense vai constar que você dirige desde sua primeira habilitação brasileira. Isso conta para efeito de seguro.

Uma vez agendado o teste prático, você deve se apresentar junto com os documentos exigidos e aguardar ser chamado.

O teste começa antes mesmo de você ligar o carro. Ajuste os retrovisores e até mesmo o encosto de cabeça mesmo que eles estejam ok. Alem disso o examinador vai examinar as luzes do carro e pedir que você acenda os faróis, aplique setas, pise no freio e ainda pedir para acionar limpadores de vidro e fazer algumas sinalizações com a mão.

Não tenho intenção de abordar todos os ítens do teste mas vou enfatizar os mais importantes:

Sholder check - movimento feito com a cabeça antes do motorista trocar de pista ou virar para esquerda ou direita para eliminar pontos-cegos dos retrovisores. Ou seja, se vai virar verifique os retrovisores e depois faça o sholder check.

Stop - parar é parar mesmo! Não adianta achar que parou. Pare o carro, espere pelo menos 2 segundos antes de andar de novo.

Obedeça a velocidade. Via de regra, na cidade ande a 50Km/h sendo que algumas avenidas permitem 70Km/h. Área escolar 30Km/h, rodovia 80 ou 90Km/h. Toda atenção é pouca.

Hazards - são percepções de perigo e são 4 categorias: condições da rodovia, conflito de espaço, situações de surpresa e bloqueio de visão. O examinador pede, durante a prova, que você mencione algumas destas situações.


Recomendo a leitura do livro (RoadSense for Drivers) com muita atenção devido a quantidade de detalhes. Se possível, contrate uma auto-escola para fazer um simulado prático.

No mais é ter calma e ter a sorte de fazer a prova com um bom examinador.

por André às 17:19,

6 Comentários:

às 30/5/07 17:43, Blogger Sandro e Família disse...

Mais um excelente post que vai ajudar a quem como nós teremos que passar por tudo isso quando chegarmos por aí.

Obrigado pelas informações e ajuda.

Abração

 
às 31/5/07 13:49, Blogger Zinádia Ludmila disse...

André,
Ficamos super felizes com a sua aprovação. Sabíamos que desta vez você conseguiria.
Fiquem com Deus!
Mila e Arlei

 
às 31/5/07 15:56, Blogger Paulo disse...

André, parabéns pela nova habilitação e obrigado pelo excelente post.. Gostaria de lhe perguntar se vocês pediram a carteira internacional antes de ir para o Canadá ou se a carteira em português é aceita também?.. Muito Obrigado.

Paulo Cesar
pauloeluz@gmail.com

 
às 1/6/07 16:51, Anonymous Anônimo disse...

Andre,
Primeiramente parabens pela aprovacao.
Segundo quero te dizer que me apavorei com a historia dos hazards...
putz, vou ter que estudar mais do que eu havia pensado..
abraco
Andrea

 
às 2/6/07 22:37, Anonymous Luiz disse...

Parabéns pela aprovação.
O "Sholder check" é o mesmo que checar o "Blind Spot"? Usamos muito este termo aqui no Québec.

 
às 8/8/07 14:07, Blogger leda disse...

Olá Ana Paula e André,
Meu nome é Leda, moro em Campinas/SP e vou para o Canadá juntamente com o meu futuro marido passar nossa lua de mel! Vamos alugar um carro e estamos com dúvida com relação à carteira de motorista...vcs poderiam nos ajudar? Qual o órgão que poderíamos confirmar acerca da possibilidade de utilizarmos a carteira brasileira por 3 meses. Vamos passar por Calgary, Banff, Vancouver, Vitória e Toronto . Muito obrigada desde já.
Se puderem, por gentileza, respondam no meu email beato.leda@gmail.com
Obs: sua filinha é uma graça!
Abraços,
Leda.

 

Postar um comentário

<< Home

Quem somos

Ana Paula e André

Ela, carioca, ele, paulistano. Deixaram a violência e falta de perspectiva no Rio de Janeiro para buscar novos desafios e esperança de um futuro melhor para sua filhinha em Vancouver, no Canadá.

Sobre o blog

O blog foi criado com intenção de registrar e compartilhar o processo da mudança, desde as primeiras pesquisas até sabe-se lá quando. Para informações sobre o processo de imigração Federal Skilled Worker para o Canadá, por favor visite os arquivos do nosso blog.

Chegamos no Canadá em fevereiro de 2007.
    Ontem: Rio de Janeiro
    Hoje: Vancouver, British Columbia
    Processo: Federal Skilled Worker

web blog

Assine o blog
Assine por e-mail

Text Link Ads

Atalhos

Posts recentes

Leitura obrigatória

Vancouver, BC, Canadá

Sites úteis

De lá

De cá

Arquivo

Powered By

Powered by Blogger
make 
money online blogger templates
eXTReMe Tracker


Website Counters

Foto: Stanley Park e Downtown Vancouver, de Warwick Patterson, no Flickr.