Pular para o conteúdo principal

Antecedentes criminais - Saiba (quase) tudo

Vamos compartilhar com vocês algumas informações que podem ser preciosas para obter as certidões de antecedentes criminais aqui no Rio de Janeiro.

Só para vocês se situarem, para obter cada um destes documentos, temos que ir em lugares diferentes e, apesar de ser no Centro da cidade, são muito distantes um do outro e rendem uma boa caminhada.

Não sei o real motivo mas aqui no Rio, as polícias Civil e Federal exigem uma carta específica do consulado. Ou seja, para cada pessoa, uma carta para cada polícia. E pelo que sei, outros estados não solicitam esta carta. Coisas do Rio.

De qualquer forma, todos os serviços são gratuitos (inclusive a carta do consulado canadense).

Polícia Civil

Levar:
uma cópia da carteira de identidade (pode ser a carteira de motorista desde que seja a nova, com foto) e a carta do consulado.

Endereço:
Rua da Relação, 42 (esquina c/ a Rua Mem de Sá).
Subir a rampa no sentido da R. Gomes Freire, no final virar à esquerda).

Horário de funcionamento:
de 2ª a 6ª-feira, das 11:00hs às 16:00hs.

Prazo para ficar pronto:
8 a 10 dias corridos.

Polícia Federal

Neste link, preencher os dados pessoais, imprimir e assinar.

Levar:
Formulário devidamente preenchido e assinado, uma cópia da carteira de identidade (pode ser a carteira de motorista desde que seja a nova, com foto) e a carta do consulado.

Endereço:
Av. Rodrigues Alves, 1 (o lugar é sinistro)

Solicitar certidão:
Não é a entrada dos degraus pretos e sim uma entrada de garagem, do lado esquerdo (Protocolo).

Obs.: não é o lugar onde tira os passaportes. É do outro lado do prédio.

Retirar certidão:
A entrada principal do prédio, onde tem os degraus pretos na frente. No 3º andar, sala 9.

Horário de funcionamento:
de 2ª a 5ª-feira, das 10:00hs às 12:00hs e 14:00hs às 16:30hs.

Prazo para ficar pronto:
15 dias corridos.

Justiça Federal

Endereço:
Av. Marechal Floriano 196 - Centro

Acesse este link, digite seu nome completo e CPF, imprimindo o documento que deve ser chancelado no Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores.

Prazo para ficar pronto:
Na mesma hora.


Considerações finais

Andando pelo Centro do Rio, você vai querer que seu processo de imigração ande ainda mais rápido. Pessoalmente acho que a cidade é um retrato do país, representando sua beleza natural e decadência social.

Leia mais aqui.

Comentários

Fabi disse…
Olá.. só para atualizar, as policias federal e civil do RJ nao me pediram carta do consulado canadense para me fornecerem as certidoes..

Postagens mais visitadas deste blog

Mais um plano adiado!

No post anterior, acabei esquecendo o maior dos planos que tivemos que adiar por conta desse processo: um segundo filho. A minha filha tem 2 anos já. Eu sempre pensei em não espaçar muito entre os filhos (pelo menos mais um). Mas com o processo não posso nem pensar em engravidar agora! Chegar lá grávida ia complicar muito na adaptação, eu acho.

35mm por 45mm

Quando comecei a ler as instruções do processo e toda a documentação necessária, fiquei muito intrigada com o tamanho das fotos : 3,5 x 4,5 cm. São necessárias 6 fotos. É isso mesmo, não é o padrão 3x4 que a gente conhece, esse meio centímetro de cada lado faz falta. E a especificação não fica por aí... o tamanho do topo da cabeça ao queixo tem que ter entre 2,5 cm e 3,5 cm. Tá tudo detalhado nesse documento , na página C-1. Primeiro nós tentamos fazer em casa mesmo. Tiramos fotos digitais e manipulei o tamanho no Photoshop. Mas como meus conhecimentos na ferramenta são apenas para a web, é claro que não deu certo. Eu coloquei exatamente o tamanho pedido na régua do Photoshop e quando imprimiu naquele tamanho que eu pedi, a imagem ficou com uma resolução péssima. O que eu tinha que fazer era criar um arquivo em tamanho bem maior, pra quando imprimisse num tamanho menor, a resolução ficar boa. Mas aí tinha que fazer muitos cálculos e proporções pra saber o tamanho necessário do arquivo.

Fora do ar por tempo indeterminado

Eu nunca pensei que fosse querer encerrar esse blog. Quem me conhece de outros blogs, sabe que eu adoro escrever blogs. O fato é que não há mais tempo. Agora que engatamos de vez na nossa rotina daqui, não sobra tempo pra blogar direito. Eu já tenho o meu outro blog e lá vou continuar escrevendo, mas não exclusivamente sobre as coisas do Canadá. Outro fator que nos fez dar um tempo com o blog, pra ser bem sincera com vocês, foi um pouco de chateação com a quantidade de emails que recebemos perguntando sobre o processo, sobre a vida aqui, sobre o mercado de trabalho aqui em determinada área. Tem gente que nem se dá o trabalho de ler os arquivos. Tem gente que escreve perguntando do processo de Quebec. Tem gente que vem estudar aqui e quer que a gente indique acomodação. Tem gente que quer saber se o mercado de trabalho em engenharia química ou biblioteconomia (são exemplos, tá) é bom aqui. Tem gente que pergunta se aqui em Toronto (!!!!!) é legal... Ou seja, totalmente sem noção. Quem