Pular para o conteúdo principal

Certidões de antecedentes criminais - pra quem é do Rio

Uns dos documentos pedidos para iniciar o processo de imigração são as certidões de antecedentes criminais de três órgãos: Polícia Federal; Ministério da Justiça (Certidão de Ações, Execuções, Cíveis, Criminais e Fiscais) e da Polícia Civil do Estado, no caso do Rio, no Instituto Félix Pacheco. Você deve apresentar tais certidões para todos os estados onde morou por mais de 6 meses nos últimos dez anos. Os documentos devem ter sido emitidos até 3 meses antes da data do início do seu processo.

Em outros estados você simplesmente comparece nesses locais e pede a certidão. Em alguns deles você nem paga nada e demora pouco tempo. Mas no Rio, tanto na Polícia Federal como na Polícia Civil, eles pedem uma carta do Consulado dizendo o motivo do requerimento.

Pra isso, é só mandar um email para imm@canada.org.br, informando nome completo, local e data de nascimento, número do CPF e RG e endereço completo.

Fizemos isso no dia 23 e a carta do Consulado chegou no dia 26, sexta-feira. Foi muito rápido e simples.

Onde tirar as certidões?

Departamento de Polícia Federal
Av Rodrigues Alves, no. 1

Instituto Félix Pacheco
Rua da Relação, 42, térreo
Sede da Polícia Civil.
Horário das 10h às 16h

Justiça Federal
Seção Judiciária do Rio de Janeiro
Certidões On-Line através do site


Simulado IELTS - amanhã

Amanhã vou fazer o simulado gratuito do IELTS no British Council. São só os módulos Listening e Reading. Estou estudando menos do que deveria... vamos ver como vou me sair amanhã!

A prova verdadeira eu vou fazer em outubro.

Comentários

Unknown disse…
Olá Ana, tudo bem? Acabei esbarrando com o seu blog quando procurava por informações sobre os antecedentes criminais, aqui no RIO. Então para obter tais antecedentes foi necessária uma carta do consulado, tanto para a PF como para a Polícia Civil. Você sabe me dizer se existiria algum problema fazer tais solicitações agora em julho, ainda que enviaremos nossos docs para o consulado em novembro? Pois tenho receio de greves...
Muito obrigada pela informação. O meu e-mail é roblopes@gmail.com.
Abraços,
Roberta

Postagens mais visitadas deste blog

Mais um plano adiado!

No post anterior, acabei esquecendo o maior dos planos que tivemos que adiar por conta desse processo: um segundo filho. A minha filha tem 2 anos já. Eu sempre pensei em não espaçar muito entre os filhos (pelo menos mais um). Mas com o processo não posso nem pensar em engravidar agora! Chegar lá grávida ia complicar muito na adaptação, eu acho.

35mm por 45mm

Quando comecei a ler as instruções do processo e toda a documentação necessária, fiquei muito intrigada com o tamanho das fotos : 3,5 x 4,5 cm. São necessárias 6 fotos. É isso mesmo, não é o padrão 3x4 que a gente conhece, esse meio centímetro de cada lado faz falta. E a especificação não fica por aí... o tamanho do topo da cabeça ao queixo tem que ter entre 2,5 cm e 3,5 cm. Tá tudo detalhado nesse documento , na página C-1. Primeiro nós tentamos fazer em casa mesmo. Tiramos fotos digitais e manipulei o tamanho no Photoshop. Mas como meus conhecimentos na ferramenta são apenas para a web, é claro que não deu certo. Eu coloquei exatamente o tamanho pedido na régua do Photoshop e quando imprimiu naquele tamanho que eu pedi, a imagem ficou com uma resolução péssima. O que eu tinha que fazer era criar um arquivo em tamanho bem maior, pra quando imprimisse num tamanho menor, a resolução ficar boa. Mas aí tinha que fazer muitos cálculos e proporções pra saber o tamanho necessário do arquivo.

Fora do ar por tempo indeterminado

Eu nunca pensei que fosse querer encerrar esse blog. Quem me conhece de outros blogs, sabe que eu adoro escrever blogs. O fato é que não há mais tempo. Agora que engatamos de vez na nossa rotina daqui, não sobra tempo pra blogar direito. Eu já tenho o meu outro blog e lá vou continuar escrevendo, mas não exclusivamente sobre as coisas do Canadá. Outro fator que nos fez dar um tempo com o blog, pra ser bem sincera com vocês, foi um pouco de chateação com a quantidade de emails que recebemos perguntando sobre o processo, sobre a vida aqui, sobre o mercado de trabalho aqui em determinada área. Tem gente que nem se dá o trabalho de ler os arquivos. Tem gente que escreve perguntando do processo de Quebec. Tem gente que vem estudar aqui e quer que a gente indique acomodação. Tem gente que quer saber se o mercado de trabalho em engenharia química ou biblioteconomia (são exemplos, tá) é bom aqui. Tem gente que pergunta se aqui em Toronto (!!!!!) é legal... Ou seja, totalmente sem noção. Quem