O Canadá é um país de imigrantes, como nós sabemos. Aqui em British Columbia, a maioria deles são chineses. Eles são tantos, mas tantos, que às vezes nos perguntamos se estamos mesmo no Canadá.
Eu queria pegar estatísticas comparativas com as outras províncias, mas não procurei muito. O que achei, que é bem significativo, foram números da imigração de British Columbia no ano de 2005. Dos 44,734 imigrantes que chegaram aqui naquele ano, mais de 13 mil eram chineses. O segundo país da lista, a Índia,
enviou pouco mais de um terço desse número. O que isso quer dizer? Que aqui tem chinês pra caramba!
Eu não tenho nada contra os chineses, imagina! Nem contra nenhuma outra nacionalidade, aliás, pelo contrário, estou curtindo bastante viver num ambiente tão multi-cultural. Mas isso é assunto pra outro post.
O que é curioso, é que porque os chineses são em maioria aqui, ao andar pelas ruas você praticamente se sente, mais uma vez, um estrangeiro. Há anúncios nas ruas em chinês, rádio em chinês, você ouve chinês andando pela rua ou dentro dos ônibus, ou da pessoa que sentou do seu lado e está falando no celular.
Na nossa vizinhança então, é difícil encontrar um "canadense". Por sinal, agora estamos entendendo porque eles chamam os "brancos" de caucasianos. Porque os "chineses" aqui podem ser canadenses de nascença, assim como outros imigrantes. Então, reformulando, é difícil encontrar caucasianos por aqui. No shopping que fica perto da nossa casa, tem até um mercado só pra chinês. As etiquetas e embalagens dos produtos são todos escritos em chinês. Tem uma agência do nosso banco que só tem funcionário chinês e eles falam em chinês com os clientes chineses. Tem até uma plaquinha na porta escrito: Fala-se inglês. Chega a ser engraçado! As padarias aqui são deles também. E olha que o pão chinês é bem gostoso!
Eu já até aprendi que existem dois idiomas chineses: o mandarim e o cantonês. Tem escolas que ensinam a língua. Tem anúncios de emprego que exigem o mandarim ou cantonês fluentes.
O negócio é tratar de aprender logo chinês, viu... Eu diria que é a segunda língua "oficial" da província.
Veja mais sobre a história da imigração Chinesa no Canadá.
Comentários
Realmente a quantidade de chineses em Vancouver chama a atenção.
A cidade tem uma das maiores Chinatown do mundo juntamente com San Francisco nos EUA.
Quanto ao idioma, quem pretende ter um ótimo emprego no futuro globalizado deveria se preocupar mais em aprender o mandarim, que juntamente com o inglês farão a diferença.
Abração
O lugar que moro tem bastante Koreano... mas nem tanto assim... é meio mesclado.
Quanto aos Chineses em BC... eu já tinha ouvido falar sobre isso...
Beijos
bjs
Aliás, saiu matéria minha sobre esta comunidade na Sotaque
http://movimentodekassegui.blogspot.com/2006_10_01_archive.html
Abraços e tudo de bom!
(ou tinha que falar ni-hao? será que é assim que se grafa o oi chinês?)
gostaria de saber qual seu email. Este final de semana enviei um email para destinocanada@gmail.com para tirar algumas duvidas sobre o processo, mas não sei se vc recebeu.
abs
Rafael Macedo
Só para te ajudar tem um site do Governo do Canada que tem todas estas estatisticas, e outras mais, vou ver se coloco um post no Blog sobre ele...
http://atlas.nrcan.gc.ca/site/english/maps/peopleandsociety/QOL/ove_qol_uc
Abraços,
Diniz
E olha que não sabia que chinês tinha pão? Fiquei com vontade de experimentar.
Tenho lido sobre os avanços da Laurinha no Simples Assim e estou me divertindo com o inglês dela.
Ah, linkei o blog de vocês lá no meu pedaço. Acho uma excelente fonte de informações.
Realmente aqui tem MUITO chinês. Na verdade tem muito oriental. Se vc for em Downtown, é muito estudante, se for em Richmond, a maioria esmagadora da população é chinesa, e até mesmo nos shoppings tudo é escrito em mandarim! E o Metrotown é o reduto de chineses, principalmente de estudantes que pegam o skytrain e vão para lá! Em compensação se vc for a Surrey a maioria da população lá é de indianos. O negócio mesmo é aprender o mandarim ou cantonês!
Abraços
Eva
Ontem, assisti na OAB em São Paulo uma palestra do consul do Brasil em Vancouver, que afirmou que 50% do idioma falado aí eh o Chines e seus dialetos. Ele informou também, que a economia de BC sofre forte influência asiática e ue por esta razão eh recomendável que se conheça e se estude os costumes asiáticos (ele até citou um exemplo de jamais entregar um cartão de visitas com a mão esquerda, pois este ato é considerado uma ofensa para os chineses e japoneses). Enfim, este é o Canadá... O Dr. Amaral Gurgel falou tão bem de Vancouver que até fiquei com vontade de mudar de província (vou para Alberta) - rs
abços
Cecilia