Pular para o conteúdo principal

Abertura de conta no Canadá estando ainda no Brasil

Olá, pessoal.

Fazia tempo que eu não escrevia mas cá estou eu novamente, completando
a outra metade da redação deste blog.

Disse que escreveria sobre este assunto se o pessoal tivesse interesse em outros detalhes, e as solicitações não param de chegar.

Antes de qualquer coisa, dois esclarecimentos: 1) não trabalho para nenhum banco e não tenho qualquer procuração para promovê-los; 2) Como estamos ainda no Brasil, não temos experiência prática neste assunto.
É apenas uma compilação de algumas informações lidas e ouvidas, de pessoas que passaram pela experiência.

Mais uma vez, espero que estas informações sejam úteis.


HSBC
Se você for correntista do HSBC o processo é relativamente simples. Escolha de antemão a agência na cidade que vai morar no Canadá e sua própria agência daqui inicia o processo de abertura da conta junto a área internacional do banco.

Se você não for correntista HSBC, você precisará de uma carta em inglês do seu banco, atestando sua idoneidade moral e financeira e os mesmos documentos. O processo é um pouco mais lento, mas é possível.

Se for esta a sua opção, entre em contato com o HSBC para que lhe enviem, por e-mail, a documentação necessária para ser preenchida e assinada, informando sua agência e cidade atual.

Você pode, assim que a conta corrente no HSBC Canadá estiver aberta, movimentar a mesma do Brasil sem problemas, inclusive receber aqui, no endereço que constar do comprovante apresentado juntamente com a documentação de abertura de conta, cartões, senha e talões de cheques. Para acelerar este processo, você deve solicitar ao seu gerente no HSBC que providencie uma carta de recomendação intragrupo (formulário padrão disponível para todos os gerentes da rede de agências), chamado BCO00178, e envie para a Área Internacional do banco. O gerente deve contatar a Área internacional diretamente para este procedimento.

Para realizar remessas para sua conta no HSBC Canadá, você deve simplesmente comparecer à sua agência, solicitar o envio e providenciar os dados de sua conta no exterior, operação para a qual você deverá assinar um contrato de compra e venda de moeda estrangeira (contrato de câmbio).


RBC
Outra possibilidade, de acordo com a colega Ivania do grupo CanadaImmigration é a abertura de conta no banco RBC (Royal Bank Canada). Para isso, deve-se entrar em contato com o banco, dizendo a cidade que você pretende morar no Canadá para que o banco procure uma agência que lhe envie os documentos para abertura da sua conta.

Nesse caso você precisará de documentos autenticados e validados pelo consulado canadense.

Uma vez a conta aberta, você pode transferir seu dinheiro para sua conta canadense mas só poderá efetuar saques após ir pessoalmente na agência para confirmar sua assinatura e completar a documentação.


Embora não permita abertura de contas fora do Canadá, pelo que constei, o CIBC é o banco que mais agrada aos imigrantes. Tanto pela ausência de burocracias para aquisição de cheques e cartões de crédito quanto pela enorme quantidade de agências distribuídas por todo o país.


A melhor escolha será a que melhor te atenderá.

Comentários

Anônimo disse…
Nao sei em Vancouver, mas aqui em Toronto o CIBC tem em todo canto. Eh tipo um Bradesco ai do Brasil, porem com uma qualidade de atendimento melhor. Nao tenho problema algum, ate mesmo pq faco tudo online. So vou ao banco quando preciso retirar dinheiro em caixa automatico :)

Hoje tenho conta em 2: Royal Bank (onde esta nosso mortgage) e no CIBC, que eh o banco responsavel por guardar o pouco dinheiro que as vezes sobra :)

Abraco

Gean
Erasmo & Elaine disse…
Olá amigos...obrigado pela grande dica!!! Forte abraço!
LCD disse…
Oi. tenho conta no CIBC. Foi ridículo abrir. Difícil é ter cartão de crédito lá. Mas os nossos bancos são muito melhores!
Anônimo disse…
Bom eu fui ao CIBC com o meu passaporte e comprovante de endereço e abri minha conta corrente com cheque e tudo mais. O que mais me animou foi saber que savings account rendem 4% ao mes enquanto que a nossa famosa poupança não rende nem meio. Eles entregam seu cartão de débito na hora e vc já faz sua senha no mesmo dia. O CIBC que eu abri a minha conta foi em Vancouver East. Não precisa nem ser morador pois quando abri minha conta o meu visto era de 06 meses turista.
Júnior disse…
Oi! Acredito que deixarei a conta HSBC premier do BR e abrirei uma no CA, mas não sei como será o IRPF aqui e lá. Poderia nos falar algo sobre a vinculação das duas contas? Alguma vez a conta do CA pediu informaçães da sua do BR? Tipo numa solicitação de financiamento, pesquisa de crédito, algo assim. Poderia me enviar a resposta por email? Estamos no corre-corre de nossa partida. ubirajr@gmail.com

Obrigado pela ajuda!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Você moraria em uma área de terremotos?

Aparentemente nós vamos (se tudo der certo!). Uma amiga minha, que também está com processo encaminhado e queria ir pra Vancouver, veio conversar comigo no início da semana perguntando se eu vi um documentário no Discovery Channel sobre um mega-terremoto que arrasou a costa oeste das Américas em 1700. Segundo especialistas, outro mega-terremoto desses está por vir, em algum momento entre agora e nos próximos 500 anos. Os mega-terremotos são espaçados de 200 a 800 anos, em média.

Aí eu fui catar na internet tudo sobre terremotos em Vancouver. E me deparei com muita informação, inclusive um departamento do governo canadense que cuida só disso, com monitoramento de todos os tremores que acontecem no país - não é só na costa oeste não, acontece em várias partes do Canadá, inclusive no Quebec.

Parece que tremores acontecem com frequência. A cidade tem melhorado a infra-estrutura de edificações para proteger contra grandes tremores e evitar estragos maiores. As pessoas são orientadas como pro…

35mm por 45mm

Quando comecei a ler as instruções do processo e toda a documentação necessária, fiquei muito intrigada com o tamanho das fotos: 3,5 x 4,5 cm. São necessárias 6 fotos. É isso mesmo, não é o padrão 3x4 que a gente conhece, esse meio centímetro de cada lado faz falta. E a especificação não fica por aí... o tamanho do topo da cabeça ao queixo tem que ter entre 2,5 cm e 3,5 cm. Tá tudo detalhado nesse documento, na página C-1.

Primeiro nós tentamos fazer em casa mesmo. Tiramos fotos digitais e manipulei o tamanho no Photoshop. Mas como meus conhecimentos na ferramenta são apenas para a web, é claro que não deu certo. Eu coloquei exatamente o tamanho pedido na régua do Photoshop e quando imprimiu naquele tamanho que eu pedi, a imagem ficou com uma resolução péssima. O que eu tinha que fazer era criar um arquivo em tamanho bem maior, pra quando imprimisse num tamanho menor, a resolução ficar boa. Mas aí tinha que fazer muitos cálculos e proporções pra saber o tamanho necessário do arquivo...…

Mudança - O que levar e o que deixar

Se me perguntarem o que eu levaria para o Canadá, responderia que levaria minha casa como ela é, com tudo dentro. Mas...

Sabemos que não dá pra levar tudo que queremos. No way! O jeito é classificar os objetos como "deixáveis", "duvidosos" e os "necessários".

Antes de classificar, saiba que é possível, sim, transportar o que você quiser para qualquer lugar do mundo. Mas, como na vida, tudo tem um preço. E que preço!

Diversas empresas efetuam o transporte mas só para ter uma idéia, o frete aéreo custa em média US$2,50/Kg ou US$6,00/m3. Ainda, as taxas adicionais de expediente, de armazenagem, de combusível e de emissão Cia. Aérea.

Por via marítima, algumas empresas cobram por metro cúbico. Como vai de container, neste caso compensa juntar com mudanças de outras famílias para fazer cair o valor do metro cúbico.

Com o dinheiro que você deixa de gastar com transporte, você pode comprar tudo no Canadá e de acordo com sua nova moradia. Se você não sabe onde vai mor…