Pular para o conteúdo principal

Mudança - O que levar e o que deixar

Se me perguntarem o que eu levaria para o Canadá, responderia que levaria minha casa como ela é, com tudo dentro. Mas...

Sabemos que não dá pra levar tudo que queremos. No way! O jeito é classificar os objetos como "deixáveis", "duvidosos" e os "necessários".

Antes de classificar, saiba que é possível, sim, transportar o que você quiser para qualquer lugar do mundo. Mas, como na vida, tudo tem um preço. E que preço!

Diversas empresas efetuam o transporte mas só para ter uma idéia, o frete aéreo custa em média US$2,50/Kg ou US$6,00/m3. Ainda, as taxas adicionais de expediente, de armazenagem, de combusível e de emissão Cia. Aérea.

Por via marítima, algumas empresas cobram por metro cúbico. Como vai de container, neste caso compensa juntar com mudanças de outras famílias para fazer cair o valor do metro cúbico.

Com o dinheiro que você deixa de gastar com transporte, você pode comprar tudo no Canadá e de acordo com sua nova moradia. Se você não sabe onde vai morar, não sabe também a dimensão do seu novo aconchego. Será que vai caber tudo o que você gostaria de levar? Hummmm...

Não sei o tamanho do seu bolso mas deixo a minha sugestão: objetos classificados como "deixáveis" e os "duvidosos" ficam. Leve apenas os "necessários". Mas afinal, quais seriam os objetos necessários? Esta resposta é muito pessoal mas classifico nesta categoria objetos como roupas (não todas), fotos, CD´s e objetos de valor sentimental. Mas por via de regra, só você sabe o que é realmente essencial.

Deixe que o bom-senso prevaleça e você se sairá bem.

Comentários

Anônimo disse…
Ola Andre.
se vc for levar as coisas via container , nao esqueça de fazer "goods to follow"

Jung
Anônimo disse…
André, nem me fale dessa mudança... mesmo querendo levar apenas os "necessários", ainda temos que pensar e decidir sobre como levá-los... Ainda não sabemos!!!

Bjocas
Anônimo disse…
Realmente não compensa fazer a mudança via container (muito caro e com o dinheiro gasto vc compra tudo novo lá), mas é tão difícil quando chega a hora de escolher o que levar..
Não sei o que vender, o que doar, o que guardar e o que levar!
Que dureza!!
Anônimo disse…
Nossa, nao quero nem ver qdo chegar a nossa vez, viu... SOu extremamente apegada a tudo q tenho e ja tentei pensar em quais as roupas q eu deixaria e nao consegui pensar em uma unica!! rs... Mas na hora H vou ter q me virar pra decidir, ne... Boa sorte!
Bjoss
André disse…
Jung, valeu a lembrança.
Para quem não asbe, "Good to follow" é um formulário que devemos listar os bens transportados que entrarão no Canadá.


Luly, pelo jeito os "necessários" são a maioria. :-)


Mirela, de fato é um verdadeiro exercício de desapego. Já estamos treinando por aqui. De tempos em tempos fazemos uma "limpeza" na casa.


Manu, que tal vc se desfazer das coisas aos poucos? Seria menos difícil. ;-)
Entendo perfeitamente. Tenho um problema desses e não consigo decidir o que fazer. Por vezes apetece deixar tudo cá e começar de novo lá. Estive já lá por 2 vezes sem levar nada, só a roupa vedadeiramente essencial e está-se bem. O problema é que n se pode eternizar ter as nossas coisas fechadas dentro de casa, sem uso.
Olha eu não sabia desse formulário, mas vou ver. Obrigada. O meu destino ºe tb Vancouver e estava a pensar levar cd livros, algumas coisas mais sem saber bem como fazer.Agora fiquei a saber que a via maritima é a mais vantajosa, sério?
Anônimo disse…
Olá Ana Paula e André!
Este blog ainda está ativo? Vcs estão morando no Canadá?
Obrigada
Abraços
Alessa
eduarda disse…
Oi André, desapegar bens eu me desapego mas e meu cachorro de porte grande inquieto pesa uns 17kg ou mais como faço para levalo para toronto sem ter algum ?

Postagens mais visitadas deste blog

Mais um plano adiado!

No post anterior, acabei esquecendo o maior dos planos que tivemos que adiar por conta desse processo: um segundo filho. A minha filha tem 2 anos já. Eu sempre pensei em não espaçar muito entre os filhos (pelo menos mais um). Mas com o processo não posso nem pensar em engravidar agora! Chegar lá grávida ia complicar muito na adaptação, eu acho.

35mm por 45mm

Quando comecei a ler as instruções do processo e toda a documentação necessária, fiquei muito intrigada com o tamanho das fotos : 3,5 x 4,5 cm. São necessárias 6 fotos. É isso mesmo, não é o padrão 3x4 que a gente conhece, esse meio centímetro de cada lado faz falta. E a especificação não fica por aí... o tamanho do topo da cabeça ao queixo tem que ter entre 2,5 cm e 3,5 cm. Tá tudo detalhado nesse documento , na página C-1. Primeiro nós tentamos fazer em casa mesmo. Tiramos fotos digitais e manipulei o tamanho no Photoshop. Mas como meus conhecimentos na ferramenta são apenas para a web, é claro que não deu certo. Eu coloquei exatamente o tamanho pedido na régua do Photoshop e quando imprimiu naquele tamanho que eu pedi, a imagem ficou com uma resolução péssima. O que eu tinha que fazer era criar um arquivo em tamanho bem maior, pra quando imprimisse num tamanho menor, a resolução ficar boa. Mas aí tinha que fazer muitos cálculos e proporções pra saber o tamanho necessário do arquivo.

Fora do ar por tempo indeterminado

Eu nunca pensei que fosse querer encerrar esse blog. Quem me conhece de outros blogs, sabe que eu adoro escrever blogs. O fato é que não há mais tempo. Agora que engatamos de vez na nossa rotina daqui, não sobra tempo pra blogar direito. Eu já tenho o meu outro blog e lá vou continuar escrevendo, mas não exclusivamente sobre as coisas do Canadá. Outro fator que nos fez dar um tempo com o blog, pra ser bem sincera com vocês, foi um pouco de chateação com a quantidade de emails que recebemos perguntando sobre o processo, sobre a vida aqui, sobre o mercado de trabalho aqui em determinada área. Tem gente que nem se dá o trabalho de ler os arquivos. Tem gente que escreve perguntando do processo de Quebec. Tem gente que vem estudar aqui e quer que a gente indique acomodação. Tem gente que quer saber se o mercado de trabalho em engenharia química ou biblioteconomia (são exemplos, tá) é bom aqui. Tem gente que pergunta se aqui em Toronto (!!!!!) é legal... Ou seja, totalmente sem noção. Quem