Pular para o conteúdo principal

Como fazer as malas?

Começamos hoje a fazer as malas. Mal comecei a separar as roupas e já fiquei estressada. Eu diria que esta é a pior parte de uma viagem. Já é difícil quando é turismo, que dirá fazer malas para uma mudança internacional? Afinal, são três vidas que terão que caber em seis malas.

Uma das nossas estratégias é distribuir as roupas em mais de uma mala. Em vez de colocar todas as minhas roupas, ou as do André ou as da Laura, numa mala só, vamos ter roupas de todos em mais de uma mala. Se uma delas extraviar, não ficamos sem roupas ou sapatos. Não sei se é o melhor jeito, já que fica mais difícil saber onde está o quê dentro das malas.

Uma coisa muito importante é a identificação das malas. Como o Gean disse, parece que todas as pessoas do mundo têm uma mala preta. (Na verdade, ele menciona 80% das pessoas, eu que tô jogando pra cima o número). Nós temos três. As outras três são vinho, que é uma cor mais diferente. Voltando à identificação, o que nós fizemos foi amarrar fitinhas de cetim verde e amarela nas alças de cada mala. Dei nós bem firmes pra evitar de desamarrar, e torço pra nenhum engraçadinho querer cortar as nossas fitinhas. Em pelo menos um zíper de cada mala também coloquei um laço rosa, bem feminino. :o) Ainda vamos colocar as famosas etiquetas com nome e endereço, mas isso é pro fim da semana.

Peguei algumas dicas na Internet também:

  • Identifique as malas tanto na parte externa como interna.

  • Se usar cadeados, guarde chaves extras em lugares diferentes. E não esqueça o código do cadeado.

  • Ao despachar a bagagem, verifique no comprovante se o destino impresso é o seu.

  • Objetos pontiagudos e cortantes, como tesouras e lâminas, devem ser despachados na bagagem. Isso também evita dor-de-cabeça nos detectores de metais.

  • Na sua bagagem de mão, coloque uma muda de roupas, todos seus documentos, endereços, telefones e dinheiro. No caso de viagens longas, não esqueça de levar um livro, ou palavras-cruzadas pra passar o tempo.

  • Quem viaja com crianças pequenas deve levar brinquedos, cadernos e lápis de cor, para distrair a criança durante o vôo.

  • Levando remédios, não esqueça de levar a receita do médico também.

  • Coloque produtos de higiene pessoal embalados em plásticos e dentro de uma nécessaire impermeável.

  • Reserve o fundo da mala para sapatos de salto alto e as laterais para sapatos sem salto. Dentro dos sapatos aproveite para colocar meias e cintos enrolados, isso vai economizar espaço na bagagem.

  • Para as calças, coloque metade da calça aberta, coloque roupas por cima e “feche” com a perna da calça por cima das roupas, como se fosse um sanduíche. Isso evita de amassar muito a calça.

  • Enrole blusas como rolinhos.

  • De preferência, compre malas com rodinhas, para ajudar no transporte.



Parte dessas dicas eu peguei neste documento em PDF no site Enjoytur, e outras dicas no site da CP4. A maioria das dicas que se encontram na Internet falam apenas de viagens de turismo e negócios, claro.

Ainda faltam seis dias. Ainda temos muita coisa a colocar nas malas, mas espero que até sábado estejam todas cheinhas e fechadas, prontas para o embarque no domingo de carnaval.

Se vocês tiverem dicas pra nos dar, são todas bem-vindas!

Comentários

Anônimo disse…
Olá Ana Paula, André e Laura,
Estamos torcendo pelo sucesso de vocês... Acompanhamos o blog tem um tempinho e confesso que até eu fico com um frio na barriga só de pensar que vocêse estão indo já já... Fico tentando nos imaginar daqui algum tempo...Dá um arrepio!! Sério mesmo... Muita sorte, garra e preseverança pois coragem vocês têm de sobra.
Um abraço sincero,
Raquel Holanda
Olá...dicas sobre as malas eu não tenho, mas tenho muita coisa boa a desejar e acho que esse pensamento positivo de que tudo dará certo vai ajudar bastante. Nenhuma mala vai se perder e tudo vai caber no espaço disponível.
Boa sorte!
Anônimo disse…
Bom dia,
estou tão feliz por vocês. Temos acompanhado tudo, desde o seu simulado para o Ielts e estamos torcendo de montão. Tenho certeza de que tudo vai dar certo. Quanto a dicas, eu acho que um brinquedo novo, embrulhadinho para presente, pode render até 3 horas de sossego para vocês. rs Com a Leila funciona.
Abraços
Carol e Ênio
Anônimo disse…
Ai Ana, que agonia *rsrsrs, mas é bom fazer antes que dá tempo de se lembrar se está faltando alguma coisa ou não. Eu tenho uma lista que me ajuda muito quando vou viajar pra praia por exemplo. Na hora de fazer as malas, vou conferindo. Acho que a sua estratégia de distribuir as roupas bem inteligente, porque a gente nunca sabe o que vai acontecer não é? Mas tenho fé que vai tudo dar certo !!! Legal o lance das fitinhas brasileiras. ;-)
Erasmo disse…
Meu amigos...acabei de ver o blog de você e quando vi "5 dias para a viagem" fiquei trêmulo...hahaha...a primeira coisa que veio à mente: a nossa tá chegando também...
Vou acompanhar diariamente esta última etapa de Brasil...e valeu pela boa dica sobre as malas...logo logo, iremos precisar também ;-)

Abraços!

Erasmo
Anônimo disse…
Ana,

esse lance da fitinha é super útil!!!
Sempre que viajamos fazemos isso. Por um longo tempo as fitas eram amarelas, depois passaram a ser rosas e verdes (bem mangueira! ahahahaha), mas na última viagem, minha prima rodeou as malas de elásticos coloridos!!! Isso porque tiraram as fitas dela na última viagem, e aí com o elástico seria mais trabalhoso pra tirar aquilo tudo, mas eu não teria paciência, pois é trabalhoso pra colocar tambe´m!!!!!

A sugestão que deram aí em cima (desculpa, esqueci quem foi) de listar o que está levando é fundamental para o caso de perder bagagem. O que, espero eu, não aconteça com vocês!!!!

Ai, que nervoso! Mais notícias, po favor!
Beijocas
Dani e Rafa disse…
Ana,

Se tiver que deixar alguma roupa no Brasil pq nao cabe na mala, deixe as de algodão/malha (moleton, camiseta ou camisa polo) pq normalmente elas encolhem nas secadoras de roupa daqui.. Do restante boa viagem...
Maeshonista disse…
Oi Ana, tente dobrar partes de cima (camisetas, camisas e blusas) somente uma vez, na altura da barriga, pela metade, sabe? Eu sempre faço isso e além de economizar espaço na mala, as roupas amarrotam menos. Beijos.
Anônimo disse…
Oi Ana Paula, sou da ME e sempre vejo seu blog, o scrapblog também...só recentemente vi q vcs iam se mudar...
Desejo a vcs muita sorte, mas parece q está dando td relativamente certo neh, até entrevista pra trabalho vc já tem marcada!! Que bom!!
Nossa, essa despedida deve ter sido mto emocionante mesmo, a tristeza de saber q pode não ver mais algumas pessoas...Mas, a mudança de vcs é pra melhor, com certeza!! Tudo de bom e felicidades!!!
bjos
Rachel e Renan e Bruna
Ju disse…
Oi Ana!

Não sei o que houve no meu bloglines, mas eu não estava recebendo suas atualizações! =(
Mas já estou colocando minha leitura em dia!
Não acredito que vcs já vão domingo! Falta muito pouco tempo! 3 dias! Até eu tô com friozinho na barriga por vcs!
Ah, e deixa eu te dar uma dica de algo que aconteceu com a gente quando fomos para os EUA. As vezes eles revistam as malas pra ver se não tem nada perigoso, e é péssimo! Embolam as roupas, reviram tudo sem o menor cuidado, e sempre que viajamos dentro dos Estados Unidos eles abriam a mala do Ivan, quebreando o cadeado e tudo, e deixavam um folheto falando da revista. E sempre abriam só a mala do Ivan! Depois nos tocamos que devia ser pq na mala dele sempre ia o inalador dele...acho que pensavam que era uma bomba ou algo assim...não sei se fazem o mesmo no Canadá, e não sei se vcs vão levar inalador ou não, mas se levarem, coloca numa mala que não tenha muitas roupas que amassem pra não se deparar com um bolo de roupas amassadas quando chegar!

Beijos!
Nanny Kyrillos disse…
Oi Ana Paula e André, tudo pronto?
Boa viagem para vocês. Espero que os aeroportos daqui estejam funcionando 100% sem dores de cabeça!
Nós estamos indo dia 25 de fev!
Bos sorte! Vocês vão amar morar em Vancouver!
Bjs
Nanny e Rô
Anônimo disse…
Que alegria! Sinto-me embrulhando coisas para ir ao Canadá também!
Sei que vai ser maravilhoso!!!!!!!!
Curtam cada segundo!
TUDO VAI DAR CERTO!
samegui disse…
Cara Ana, visto pela primeira vez este seu blog de viagem. Gostei muito. Estou aproveitando suas dicas de viagem (mala e IR) e postando no meu blog movimento dekassegui
http://movimentodekassegui.blogspot.com/ espero que não se incomode. Claro, com créditos e links para o seu aqui!
Abraços
Sam
Unknown disse…
Eu não sei como fazeer ..
vou para Espanha e depois para Europa e nem sei quantAS roupas colocar !
Tenho um guarda - roupas enorme e cheio de roupas mas nem sei oque fazer !
Todas as peças da moda eu tenho !
oque vc acha qe eu tenho QUE LEVAR ... een
Anônimo disse…
Boa Noite Ana Paula..

Daqui alguns dias estarei embarcando para o Canada, para fazer um curso de inglês na Kgic em Vancouver, estou muito preocupada porque não sei o que levar na minha bagagem, eu nunca viagem, então como sei que o Canadá é mais frio que aqui (hoje chegou a 32º isso que estamos no inverno) estou em duvida. Será que vc pode me dar alguns dicas? Muito Obrigada
Jordana Gonçalves

Postagens mais visitadas deste blog

Mais um plano adiado!

No post anterior, acabei esquecendo o maior dos planos que tivemos que adiar por conta desse processo: um segundo filho. A minha filha tem 2 anos já. Eu sempre pensei em não espaçar muito entre os filhos (pelo menos mais um). Mas com o processo não posso nem pensar em engravidar agora! Chegar lá grávida ia complicar muito na adaptação, eu acho.

35mm por 45mm

Quando comecei a ler as instruções do processo e toda a documentação necessária, fiquei muito intrigada com o tamanho das fotos : 3,5 x 4,5 cm. São necessárias 6 fotos. É isso mesmo, não é o padrão 3x4 que a gente conhece, esse meio centímetro de cada lado faz falta. E a especificação não fica por aí... o tamanho do topo da cabeça ao queixo tem que ter entre 2,5 cm e 3,5 cm. Tá tudo detalhado nesse documento , na página C-1. Primeiro nós tentamos fazer em casa mesmo. Tiramos fotos digitais e manipulei o tamanho no Photoshop. Mas como meus conhecimentos na ferramenta são apenas para a web, é claro que não deu certo. Eu coloquei exatamente o tamanho pedido na régua do Photoshop e quando imprimiu naquele tamanho que eu pedi, a imagem ficou com uma resolução péssima. O que eu tinha que fazer era criar um arquivo em tamanho bem maior, pra quando imprimisse num tamanho menor, a resolução ficar boa. Mas aí tinha que fazer muitos cálculos e proporções pra saber o tamanho necessário do arquivo.

Fora do ar por tempo indeterminado

Eu nunca pensei que fosse querer encerrar esse blog. Quem me conhece de outros blogs, sabe que eu adoro escrever blogs. O fato é que não há mais tempo. Agora que engatamos de vez na nossa rotina daqui, não sobra tempo pra blogar direito. Eu já tenho o meu outro blog e lá vou continuar escrevendo, mas não exclusivamente sobre as coisas do Canadá. Outro fator que nos fez dar um tempo com o blog, pra ser bem sincera com vocês, foi um pouco de chateação com a quantidade de emails que recebemos perguntando sobre o processo, sobre a vida aqui, sobre o mercado de trabalho aqui em determinada área. Tem gente que nem se dá o trabalho de ler os arquivos. Tem gente que escreve perguntando do processo de Quebec. Tem gente que vem estudar aqui e quer que a gente indique acomodação. Tem gente que quer saber se o mercado de trabalho em engenharia química ou biblioteconomia (são exemplos, tá) é bom aqui. Tem gente que pergunta se aqui em Toronto (!!!!!) é legal... Ou seja, totalmente sem noção. Quem