Pular para o conteúdo principal

Por que sair do Brasil?

Há algum tempo já estamos incomodados de morar no Rio de Janeiro, principalmente por causa da violência. Tanto eu como meu marido já fomos vítimas da violência no Rio, e não conseguimos imaginar como isso aqui vai estar daqui a 20 anos. Nossa filha tem 1 ano apenas, e não temos esperança de que ela desfrute de um lugar tranquilo nessa cidade.

Pois bem, então já pensávamos em mudar do Rio. Mas, para onde?

Eu, até pouco tempo, preferia ficar no Brasil. Não é possível que no 5º maior país do mundo, não haja um só lugar onde possamos criar nossos filhos em paz! Pensava no sul do Brasil, ou numa cidade de interior aqui no sudeste mesmo.

Já o André sonhava em morar fora. Em 2003 ele foi pra Toronto fazer um curso de inglês por um mês e se encantou com o Canadá. Eu já tinha estado lá com meus pais, antes de casar. Desde a volta dele, ele vem me cantando pra gente mudar pra lá. Naquela época, com menos intensidade, mas foi crescendo a vontade, principalmente depois que a Laura nasceu.

Em julho passado meus pais nos convidaram para viajar com eles, no Canadá novamente. Eles tinham ido com minha irmã no ano passado e queriam nos levar pra ver as mesmas coisas também. Fomos para Vancouver e alugamos um carro para passear pelas cidades próximas, em British Columbia e Alberta (depois eu conto mais da viagem).

Foram três semanas maravilhosas. Tudo lá é muito gostoso, muito limpo, muito civilizado. Muito diferente do Rio de Janeiro. Quando voltamos, entramos no carro e começamos a andar pelas ruas cheias de buracos, tudo sujo, ninguém respeitando o trânsito... bateu um desânimo e aí a vontade aumentou, de voltar pra lá. De vez.

Aos poucos o André foi me convencendo e me contagiando com o sonho dele. Até que comecei a pesquisar junto com ele sobre a imigração. Na semana passada encontrei muitos blogs de gente que já foi, de gente que está indo ainda. Achei uma lista de discussão também, muito interessante. Fora o site oficial da Imigração para o Canadá, lógico.

Enfim, agora estamos aqui, super empolgados e doidos para começar o processo formal da nossa imigração.

Os próximos passos: coletar toda a documentação exigida e eu vou fazer o IELTS.

Comentários

Anônimo disse…
Oi Ana Paula,
Antes quero me apresentar, também sou casada, somos de Recife, ambos ( meu marido e eu) engenheiros eletricista e também temos este sonho de imigrar, no nosso caso este já é um sonho antigo, desde a época de namorados ainda na faculdade, amadurecemos bastante a ideia, ganhamos a experiência profissional e agora daremos os dois últimos passos antes de iniciar o processo: Iremos a Toronto no final deste mês conhecer a cidade que pretendemos morar e quando voltar eu farei o IELTS dia 15/10. Se a nota for suficiente entraremos com o processo.Ainda falta juntar todos os documentos que faremos quando voltarmos da viagem. Acho que poderemos trocar bastante informações. Desde já lhes desejo boa sorte ! Desculpe o comentário tão longo ! Abraço. Se quiser anotar o email e msn é andreavalenca@bol.com.br
Diniz disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mada disse…
Oi Ana,

Eu achei muito engraçado ver que são a maioria casais que querem migrar. Eu já tentei morar lá, e acabei voltando. Meu parceiro tb já tentou morar em NY, e voltou. Agora estamos mais velhos, mas tb estamos juntos.
Acho que agora a gente criou coragem. Visita o blog!
www.carolinadoria.blogspot.com
Anônimo disse…
Oi,
Meu nome e Daniel. Achei o seu blog bem interessante. Eu moro no Canada desde 2004, em Vancouver mas hoje em dia moro aqui em Yellowknife-NT com minha esposa. Planejamos voltar a Vancouver em 2008/09. Os pais da minha mulher moram em Vancouver entao sempre visitamos. Eu trabalho como contador aqui em YK. Como conheco Vancouver e Edmonton(AB) bem pensei em deixar meu e-mail aqui, caso vcs queiram alguma dica da vida aqui no Canada de um brasileiro. Boa sorte ai em Vancouver! e-mail:danielcaval@yahoo.ca
Anônimo disse…
Oi Ana tdo bem meu nome e willams moro em alagoas achei o seu blog muito interessante e tudo que vc falou e a realidade a violencia no brasil esta cada vez mais grave por isso e outros fatores que me fazem pensar em morar fora do Brasil, so tem um grande problema meus pais nao querem deixar eu ir, e como eu sou uma pessoa muito apegado a minha familia eu fico com medo de chegar ai sem ter o apoio de ninguem so com a cara e coragem.Tenho medo de ser enganado ai se vc poder entrar em contato com migo por e-meio eu ficaria muito grato, que Deus abencoe mais e mais a sua familia meu e-meio e willamstavares@hotmail.com ou josenovo@usinatriunfo.com.br. abraco.
Unknown disse…
Olá td bem??
É impressionante a quantidade de blogs q encontramos sobre brasileiros o exterior. De fato, é um sonho para todos sair dos grandes centros onde a violência e o descaso caminham lado a lado para buscar um lugar onde tudo (ou quase tudo) é perfeito. Tenho sonho de conhecer Vancouver, talvez morar, mas como sou filho de pais pobres, morador de cidade pequena (interior da Bahia) as coisas dificultam. Já começei o processo de juntar dinheiro, esse é o primeiro passo meu. Concluo minha faculdade esse ano e pretendo estudar ingles por pelo menos 3 meses lá, quem sabe conseguir uma cidadania canadense??? .... (sonho meu, sonho meu....)

Parabens pelo blog
adriana disse…
Ola Ana paula e Andre,

bcana a iniciativa de vcs. com esse blog. tb estou muuuito preocupada com a violencia aqui em São Paulo e penso muito em ir pro Canada. Tenho duas filhas pequenas e falo bem ingles. Como está a vida de vcs. passados esse ano e pouco de experiência? um abraço

Adri
Anônimo disse…
ola ana paula e andre,tdb?perdoem-me por estar fazendo uso do seu blog para me informar...tenho ouvido e lido muito sobre as boas oportunidades de trabalho ai no canada e gostaria que me respondessem, se possivel,se é tudo verdade msm,pois tenho vontade de trabalhar em um lugar com melhor remuneraçao...tenho 36 a.,motorista caminhao ou carreta,ingles intermediario...abraços e fiquem com deus/rogerio.ovieira2@yahoo.com.br
Anônimo disse…
Ola Ana Paula,

So para desejar boa sorte. Eu, mulher e 3 filhos imigramos p/ o Canada'em 2002. Muitos contratempos, idas e vindas, mas estamos aqui, firmes. Questoes de valores eh o que o importa e a seguranca em geral para os filhos continua sendo o fator determinante.
Se quiser alguma dica de quem ja passou por quase tudo neste processo, fique a vontade p/ me escrever: urocha@rogers.com.

Atenciosamente,

Ulymar Rocha.
eduardo disse…
oi ana paula e andre. gostaria muito de saber como é a vida por ai trabalho e etc... pois trab a 6 anos de motorista de onibus gostaria de saber se tem bastante trabalho na area de onibus caminhoes etc... ou quais são as area que mais tem empregos pra brasileiro ai no canada obrigado meu email é eduardomaestri07@yahoo.com.br um abraço obrigado
Unknown disse…
OLÁ ANA E ANDRÉ! TB ESTOU QUERENDO IR MORAR NO CANADA, MAS PRECISO DE ALGUMAS DICAS. DE EMPREGO PENSÕES, COMO IR, DOCUMENTOS, DE EMPRESAS QUE CONTRATAM BRASILEIROS. OBRIGADO E QUE DEUS ABENÇOE VCS!
Unknown disse…
Olá Ana!

Também pretendo sair do Brasil pra viver no Canadá. Só que não conheço ninguém que more no país, não sei como dar o primeiro passo,quanto se deve ter em dinheiro, a quem devo recorrer e quais são as oportunidades de empregos que existem por aí, para quem tem faculdade ou não. Se puder me dar algumas digas, meu e-mail : vespcia23@yahoo.com.br

Abraços!
marco disse…
moro na africa central e por mais pobre que eles sejam aqui aionda assim o indice de criminaldiade é 20 vezes menor. est a procura de um eletrecista nautico pois aqui existe uma carencia nesse setor. se alguem quer vir so me contactar pelo email (fiuza_marco@yahoo.fr)
o pais onde vivo se chama GABAO a capital se chama LIBREVILLE
Anônimo disse…
Ola Ana e Andre, achei muito util a ideia de voces de informar sobre a mudnca para outro pais assim como o tramite para chegar ate o processo imigratorio. Uma inciativa bastante solidaria, pois no mundo que vivemos hoje as pessoas so fornce ajuda se for para ganhar algo em troca. Moro em Sao Paulo e tambem tenho planos de ir para for do pais, nem precisar falar o motivo.
Que Deus abencoe muito voces.

Um abraco,


Soraia
Amanda Faccioni disse…
Olá, meu nome é Amanda, sou do Rio Grande do Sul, e estou quase me formando em jornalismo. Gostaria muito de morar fora, só tenho dúvidas em relação pra onde vou. Gostaria de conversar contigo a respeito do Canadá, tem como? Meu e-mail é amandafaccioni@gmail.com. Tenho pesquisado sobre o Canadá, mas tenho certas dúvidas ainda.

Abraço,
Anônimo disse…
Se eu pudesse iria hoje mesmo. Já visitei o Canadá e tudo por lá me encanta. O Clima temperado, a comida, as ruas limpas, a civilidade, a economia, os salários.... Enfim, é um País de Primeiro Mundo com tudo de bom e de ruim que isso confere.

Como ainda tenho 22 anos, decidi traçar uma linha de tempo e correr atrás desse objetivo. Vou entrar novamente na Faculdade, dessa vez na área de TI. Farei uma Especialização, depois uma Pós. E antes dos 30 anos, se Deus quiser, irei voltar para o Canadá e de vez.
Anônimo disse…
por mais que o Brasil esteja melhorando no aspecto economico, almeno aqui na Europa os comentarios sobre o Brasil são muito positivos, penso que o Brasil infelizmente ainda não consegui vencer o seu problema maior: a criminalidade. Não somente o governo mas a propria populaçao (uma parte) ainda não conseguiu cair na real que o discurso "o meu pirão primeiro" vai deixar o pais sempre na miséria.
Eu estou na Italia, e aqui a vida não està facil: muito desemprego e a violencia também que muuuuuuuuuuuuuuuuito menor que no Brasil, està aumentando, mas mesmo assim eu penso 2 vezes antes de deixar a Italia para ir pro Brasil, a segurança de pegar um metro, onibus etc sem estar procupado sempre com a bolsa ou com o caminho até chegar em casa não tem preço.
Lucrezia
Anônimo disse…
Oi André e Ana Paula, vou tentar resumir, sou projetista de esquadrias de aluminio, parei no primeiro ano de engenharia civil. Quero ir muito pro Canadá com minha noiva, ela tambem é do ramo, sei que é dificil mas se puderem me digam como sair desse brasil violento, corrupto por favoooorrrr. Moro em guarulhos. Desejo boa sorte a vocês e DEUS o todo poderoso abenções sua familia e ao mundo.

Postagens mais visitadas deste blog

Mais um plano adiado!

No post anterior, acabei esquecendo o maior dos planos que tivemos que adiar por conta desse processo: um segundo filho. A minha filha tem 2 anos já. Eu sempre pensei em não espaçar muito entre os filhos (pelo menos mais um). Mas com o processo não posso nem pensar em engravidar agora! Chegar lá grávida ia complicar muito na adaptação, eu acho.

35mm por 45mm

Quando comecei a ler as instruções do processo e toda a documentação necessária, fiquei muito intrigada com o tamanho das fotos : 3,5 x 4,5 cm. São necessárias 6 fotos. É isso mesmo, não é o padrão 3x4 que a gente conhece, esse meio centímetro de cada lado faz falta. E a especificação não fica por aí... o tamanho do topo da cabeça ao queixo tem que ter entre 2,5 cm e 3,5 cm. Tá tudo detalhado nesse documento , na página C-1. Primeiro nós tentamos fazer em casa mesmo. Tiramos fotos digitais e manipulei o tamanho no Photoshop. Mas como meus conhecimentos na ferramenta são apenas para a web, é claro que não deu certo. Eu coloquei exatamente o tamanho pedido na régua do Photoshop e quando imprimiu naquele tamanho que eu pedi, a imagem ficou com uma resolução péssima. O que eu tinha que fazer era criar um arquivo em tamanho bem maior, pra quando imprimisse num tamanho menor, a resolução ficar boa. Mas aí tinha que fazer muitos cálculos e proporções pra saber o tamanho necessário do arquivo.

Fora do ar por tempo indeterminado

Eu nunca pensei que fosse querer encerrar esse blog. Quem me conhece de outros blogs, sabe que eu adoro escrever blogs. O fato é que não há mais tempo. Agora que engatamos de vez na nossa rotina daqui, não sobra tempo pra blogar direito. Eu já tenho o meu outro blog e lá vou continuar escrevendo, mas não exclusivamente sobre as coisas do Canadá. Outro fator que nos fez dar um tempo com o blog, pra ser bem sincera com vocês, foi um pouco de chateação com a quantidade de emails que recebemos perguntando sobre o processo, sobre a vida aqui, sobre o mercado de trabalho aqui em determinada área. Tem gente que nem se dá o trabalho de ler os arquivos. Tem gente que escreve perguntando do processo de Quebec. Tem gente que vem estudar aqui e quer que a gente indique acomodação. Tem gente que quer saber se o mercado de trabalho em engenharia química ou biblioteconomia (são exemplos, tá) é bom aqui. Tem gente que pergunta se aqui em Toronto (!!!!!) é legal... Ou seja, totalmente sem noção. Quem