Pular para o conteúdo principal

Primeiros dias

Ja aconteceu tanta coisa nesses quatro dias, e infelizmente nao da pra escrever tudo, mas a vontade que tenho e de andar com um caderninho pendurado no pescoco anotando tudo que estamos vivenciando.

Na terca-feira ja mandamos o requerimento para o sistema de saude da provincia. Isso e feito pelo correio, enviando um formulario e copia do CPR. Tambem enviamos por correio o requerimento para o beneficio para criancas. Aqui, quem tem filho ganha uma especia de Bolsa Familia tambem, mas isso e para todos, para quem tem filhos ate 18 anos de idade. Eu ainda nao sei o valor direito, mas ja e uma ajuda.

Ontem fizemos a nossa inscricao no SIN (Social Insurance Number). Isso tambem e bem facil de fazer. Tem que preencher um formulario e entregar num dos postos de Recursos Humanos do governo canadense. A organizacao deles e impressionante, a infra-estrutura dos postos, a educacao dos atendentes, tudo bem explicadinho. Ja temos nossos numeros e o cartao chega pelo correio de 7 a 10 dias.

Ontem tambem compramos celulares. Depois de estudar alguns folhetos e planos de diferentes empresas, optamos pela Rogers, que parecia ter a melhor relacao de custo e beneficio. Fizemos um plano de casal, igual desses que tem ai no Brasil, onde as ligacoes sao ilimitadas entre os nossos aparelhos. Temos 200 minutos mensais para compartilhar, e noites e fins-de-semana ilimitados. Tivemos apenas que comprar um aparelho e o outro saia de graca. O Andre comprou o mais simples, por 10 dolares, e eu ganhei outro um pouquinho melhor. Fiquei tao contente porque finalmente tenho um celular com camera! :) Pode parecer bobagem, mas eu estava doida por um la no Brasil, o meu ja era bem cacarecado.

Na hora de validar a compra, tinhamos que apresentar 2 formas de identificacao. Uma delas foi o passaporte, mas tinhamos que apresentar outra. O rapaz perguntou se tinhamos o SIN ou algum cartao de credito. Quando a gente estava quase desistindo pra voltar outro dia, tentamos o nosso AMEX internacional (que e do Brasil ate) e conseguimos efetivar a compra. Ele entrou o numero do cartao num sistema e o sistema autorizou e nem precisou do que eles chamam de "deposit", que eh tipo um valor que teriamos que pagar caso eles nao aprovassem o nosso credito, digamos assim. Isso nao foi preciso.

Hoje compramos uma linha no Brasil pelo Skype In. E direcionamos dentro da nossa conta no Skype para atender nos nossos celulares quando estivermos desconectados. Ou seja, agora temos um numero comum no Rio para nossos familiares ligarem e a ligacao cai direto no nosso celular. Eles la pagam ligacao local, e isso e debitado do nosso credito no Skype. Muito bom.

Hoje tambem comecamos a procurar apartamentos para alugar. Foi o primeiro dia e eu ja estou cansada. Ligamos para varios anuncios, batemos em algumas portas tambem. No valor que estamos procurando, para um quarto apenas, alguns proprietarios nao alugam para familias, somente para duas pessoas. Em outros, se tiver crianca, eles so alugam no andar terreo, nao nos andares superiores por causa do barulho. Tem um monte de restricoes. Conseguimos visitar apenas um apartamento, que aparentemente era bom, mas dentro tinha um cheiro horrivel de curry impregnado no carpete e nas paredes. Ja marcamos outras visitas para amanha e sabado, vamos ver se conseguimos algo logo.

Eu queria muito ter mais tempo para escrever sobre detalhes das coisas que vejo por aqui. Espero em breve poder ter mais liberdade e tempo tambem para escrever.

Ate a proxima!

Comentários

Anônimo disse…
Ola Ana,

Mandei um email para destinocanada@gmail.com com algumas sugestoes de moradia em Vancouver. Veja se eh de alguma utilidade.

Atenciosamente,

Danny Lei
Paula disse…
Olá Ana !!

Passei no Simples assim e não tinha novidades, um "bixinho" me falou: "vai no outro", e não é que ele tinha razão ... Puxa, que interessante ler esse post, parece que estou vendo você e sua família fazendo tudo isso que você contou ...

Boa sorte, espero que vocês sejam muito felizes !!

Beijos !!

Paula
K disse…
UAU!!!
Peguei o bonde andando e adorei. Eu e meu namorido estamos no processo também e quero muito ir pra Vancouver (mas ele prefere Toronto por conta da oferta maior de empregos).

Desejo muita sorte e sucesso pra vocês aí! Quem sabe a gente não se encontra ano que vem?

Beijo,

Camila.
Erasmo disse…
Olá Família...primeiramente, parabéns pela chegada!!! Estava viajando e somente hoje vi o blog de vocês!!! Parece que estamos aí junto a vocês!!!

Grande abraço e muita prosperidade!!!

Erasmo
Anônimo disse…
Que bacana. Acho que o primeiro mês deve ser meio louco mesmo. Espero que vcs consigam logo se organizar e arrumar um bom lugar para ficar.
Muita sorte na jornada,
Carol
Pra variar o blog de vcs completo como sempre!
Amei saber as novidades desses primeiros dias. Toamara que tudo continue dando super certo!
Muita sorte pra vcs!
Danilo Paiva disse…
Parabéns pela empreitada, e boa sorte nesta nova fase da vida de vocês!
Só mais uma dica: corram atrás da carteira de motorista o mais breve possível: ao fazer o seguro de um carro que vcs talvez comprem no futuro, o tempo de habilitação no Brasil é ignorado, eles nos consideram principiantes. Se vc já tiver a habilitação daqui por um tempo, isso vai baratear os seus custos. E além do mais, é uma das principais formas de identificação, pra você não ter que andar com o passaporte e o cartão de residente.
Anônimo disse…
Nossa, Ana quanta coisa vocês já fizeram!!!!!

E a Laura? deve perguntar de tudo...

Boa sorte na procura de casa para alugar.

beijos
Anônimo disse…
Ihh, acho que cliquei no lugar errado e mandei a mensagem como anônimo.

beijos da Cida
Anônimo disse…
Nossa! Que maratona. Mas tudo parece estar caminhando de um jeito bom, né? Tenho cada vez mais certeza de que essa mudança vai trazer coisas maravilhosas pra vcs.
Só senti falta de um mini relatório sobre a pequena =)
Beijão.
Apesar da correria dos primeiros dias a sua preocupação em nos mandar notícias emociona.
Como estamos indo para Vancouver também agradecemos todas as dicas importantes que nos mostram, e gostamos muito de saber sobre a ajuda para crianças até 18 anos já que temos duas.
Sucesso e mais uma vez OBRIGADÃO !!
Bete Suarez disse…
Oi Ana

que legal ter notícias de vcs! Vc sabe, no dia que vcs viajaram, no dia 18, eu não parava de pensar em vcs, de mentalizar muita energia positiva pra vcs. :O)

Que vcs sejam muito felizes aí, eu tb não vejo a hora de fazer minhas malinhas hehehehehehehehehe

muitos beijos e continue dando notícias
Bete Suarez disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Bete Suarez disse…
Ah, esqueci de dizer, estou reativando o meu blog, o ambidestra, quando puder dá uma passadinha por lá, já te linkei lá! Antes eu não conseguia linkar ninguém.

bjs
bete
http://ambidestra.blogspot.com/
Anônimo disse…
E Laurinha, como está se adaptando?
Você fez a carta desse mês para ela? Estou doida pra saber, imagino que ainda não tenha feito, afinal, o dia foi pra lá de corrido, devia estar dentro do avião, né?
Tenho certeza que vocês vão encontrar um apê que é a cara de vocês. Já estão tomando tantas providências, "se virando tão bem". Muita sorte e beijos carinhosos!!!
Anônimo disse…
Muito bom! Quanta coisa acontecendo em tão pouco tempo!
bjs
Pata
Anônimo disse…
Estou torcendo para que logo consigam um ótimo apartamento!
Legal ler notícias!
Saudações brasileiras!
Anônimo disse…
Oi Ana,
Tb alugamos uma casa de 1 qto qdo chagamos aqui. Tb tivemos um bom trabalho pra arrumarmos uma casa de 1 qrto pra morar, pq tinhamos a HELLEN e nao 'e todo lugar que aceita cca. Mas no fim tudo deu certo e pra vcs tb...
Nem preciso dizer que torco por vcs.
Bjos
Rachel
Eva Jucá disse…
Oi Ana, estou escrevendo meio atrasado, mas só hoje estou entrando de volta por aqui. Bom, só para vc saber que vc tem direito a 2 benefícios: CCB (Child Care benefit) esse de acordo com a sua renda, e no caso de vcs, vcs vão ter que colocar a renda do Brasil do ano passado, então é bem capaz que recebam uma boa grana. Esse benefício vcs terão por ano, e depois é recalculado de acordo com a renda do ano anterior. O outro benefício é um criado ano passado no qual o governo dá 100.00/mês por cada criança menor de 6 anos. Entre no site do governo e veja os 2. Ah, esse segundo é do governo de BC tá.
Abraços
Eva Jucá

Postagens mais visitadas deste blog

Mais um plano adiado!

No post anterior, acabei esquecendo o maior dos planos que tivemos que adiar por conta desse processo: um segundo filho. A minha filha tem 2 anos já. Eu sempre pensei em não espaçar muito entre os filhos (pelo menos mais um). Mas com o processo não posso nem pensar em engravidar agora! Chegar lá grávida ia complicar muito na adaptação, eu acho.

35mm por 45mm

Quando comecei a ler as instruções do processo e toda a documentação necessária, fiquei muito intrigada com o tamanho das fotos : 3,5 x 4,5 cm. São necessárias 6 fotos. É isso mesmo, não é o padrão 3x4 que a gente conhece, esse meio centímetro de cada lado faz falta. E a especificação não fica por aí... o tamanho do topo da cabeça ao queixo tem que ter entre 2,5 cm e 3,5 cm. Tá tudo detalhado nesse documento , na página C-1. Primeiro nós tentamos fazer em casa mesmo. Tiramos fotos digitais e manipulei o tamanho no Photoshop. Mas como meus conhecimentos na ferramenta são apenas para a web, é claro que não deu certo. Eu coloquei exatamente o tamanho pedido na régua do Photoshop e quando imprimiu naquele tamanho que eu pedi, a imagem ficou com uma resolução péssima. O que eu tinha que fazer era criar um arquivo em tamanho bem maior, pra quando imprimisse num tamanho menor, a resolução ficar boa. Mas aí tinha que fazer muitos cálculos e proporções pra saber o tamanho necessário do arquivo.

Fora do ar por tempo indeterminado

Eu nunca pensei que fosse querer encerrar esse blog. Quem me conhece de outros blogs, sabe que eu adoro escrever blogs. O fato é que não há mais tempo. Agora que engatamos de vez na nossa rotina daqui, não sobra tempo pra blogar direito. Eu já tenho o meu outro blog e lá vou continuar escrevendo, mas não exclusivamente sobre as coisas do Canadá. Outro fator que nos fez dar um tempo com o blog, pra ser bem sincera com vocês, foi um pouco de chateação com a quantidade de emails que recebemos perguntando sobre o processo, sobre a vida aqui, sobre o mercado de trabalho aqui em determinada área. Tem gente que nem se dá o trabalho de ler os arquivos. Tem gente que escreve perguntando do processo de Quebec. Tem gente que vem estudar aqui e quer que a gente indique acomodação. Tem gente que quer saber se o mercado de trabalho em engenharia química ou biblioteconomia (são exemplos, tá) é bom aqui. Tem gente que pergunta se aqui em Toronto (!!!!!) é legal... Ou seja, totalmente sem noção. Quem