Pular para o conteúdo principal

Abertura de conta no Canadá estando ainda no Brasil

Olá, pessoal.

Fazia tempo que eu não escrevia mas cá estou eu novamente, completando
a outra metade da redação deste blog.

Disse que escreveria sobre este assunto se o pessoal tivesse interesse em outros detalhes, e as solicitações não param de chegar.

Antes de qualquer coisa, dois esclarecimentos: 1) não trabalho para nenhum banco e não tenho qualquer procuração para promovê-los; 2) Como estamos ainda no Brasil, não temos experiência prática neste assunto.
É apenas uma compilação de algumas informações lidas e ouvidas, de pessoas que passaram pela experiência.

Mais uma vez, espero que estas informações sejam úteis.


HSBC
Se você for correntista do HSBC o processo é relativamente simples. Escolha de antemão a agência na cidade que vai morar no Canadá e sua própria agência daqui inicia o processo de abertura da conta junto a área internacional do banco.

Se você não for correntista HSBC, você precisará de uma carta em inglês do seu banco, atestando sua idoneidade moral e financeira e os mesmos documentos. O processo é um pouco mais lento, mas é possível.

Se for esta a sua opção, entre em contato com o HSBC para que lhe enviem, por e-mail, a documentação necessária para ser preenchida e assinada, informando sua agência e cidade atual.

Você pode, assim que a conta corrente no HSBC Canadá estiver aberta, movimentar a mesma do Brasil sem problemas, inclusive receber aqui, no endereço que constar do comprovante apresentado juntamente com a documentação de abertura de conta, cartões, senha e talões de cheques. Para acelerar este processo, você deve solicitar ao seu gerente no HSBC que providencie uma carta de recomendação intragrupo (formulário padrão disponível para todos os gerentes da rede de agências), chamado BCO00178, e envie para a Área Internacional do banco. O gerente deve contatar a Área internacional diretamente para este procedimento.

Para realizar remessas para sua conta no HSBC Canadá, você deve simplesmente comparecer à sua agência, solicitar o envio e providenciar os dados de sua conta no exterior, operação para a qual você deverá assinar um contrato de compra e venda de moeda estrangeira (contrato de câmbio).


RBC
Outra possibilidade, de acordo com a colega Ivania do grupo CanadaImmigration é a abertura de conta no banco RBC (Royal Bank Canada). Para isso, deve-se entrar em contato com o banco, dizendo a cidade que você pretende morar no Canadá para que o banco procure uma agência que lhe envie os documentos para abertura da sua conta.

Nesse caso você precisará de documentos autenticados e validados pelo consulado canadense.

Uma vez a conta aberta, você pode transferir seu dinheiro para sua conta canadense mas só poderá efetuar saques após ir pessoalmente na agência para confirmar sua assinatura e completar a documentação.


Embora não permita abertura de contas fora do Canadá, pelo que constei, o CIBC é o banco que mais agrada aos imigrantes. Tanto pela ausência de burocracias para aquisição de cheques e cartões de crédito quanto pela enorme quantidade de agências distribuídas por todo o país.


A melhor escolha será a que melhor te atenderá.

Comentários

Anônimo disse…
Nao sei em Vancouver, mas aqui em Toronto o CIBC tem em todo canto. Eh tipo um Bradesco ai do Brasil, porem com uma qualidade de atendimento melhor. Nao tenho problema algum, ate mesmo pq faco tudo online. So vou ao banco quando preciso retirar dinheiro em caixa automatico :)

Hoje tenho conta em 2: Royal Bank (onde esta nosso mortgage) e no CIBC, que eh o banco responsavel por guardar o pouco dinheiro que as vezes sobra :)

Abraco

Gean
Erasmo disse…
Olá amigos...obrigado pela grande dica!!! Forte abraço!
LRCD disse…
Oi. tenho conta no CIBC. Foi ridículo abrir. Difícil é ter cartão de crédito lá. Mas os nossos bancos são muito melhores!
Anônimo disse…
Bom eu fui ao CIBC com o meu passaporte e comprovante de endereço e abri minha conta corrente com cheque e tudo mais. O que mais me animou foi saber que savings account rendem 4% ao mes enquanto que a nossa famosa poupança não rende nem meio. Eles entregam seu cartão de débito na hora e vc já faz sua senha no mesmo dia. O CIBC que eu abri a minha conta foi em Vancouver East. Não precisa nem ser morador pois quando abri minha conta o meu visto era de 06 meses turista.
Ubirajara disse…
Oi! Acredito que deixarei a conta HSBC premier do BR e abrirei uma no CA, mas não sei como será o IRPF aqui e lá. Poderia nos falar algo sobre a vinculação das duas contas? Alguma vez a conta do CA pediu informaçães da sua do BR? Tipo numa solicitação de financiamento, pesquisa de crédito, algo assim. Poderia me enviar a resposta por email? Estamos no corre-corre de nossa partida. ubirajr@gmail.com

Obrigado pela ajuda!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Uma semana de Canada: licoes que ja aprendemos

Hoje faz uma semana que chegamos em Vancouver. E ja deu pra perceber algumas diferencas do Brasil... Praticidade aqui e regra numero um. Eh impressionante como os produtos no supermercado sao praticos! Comida praticamente pronta pra voce esquentar em casa, legumes e verduras ja lavados e cortados, os produtos de limpeza tambem sao muito praticos. Como nao se tem costume de ter empregada aqui, compensa-se com a praticidade. Eh muito facil manter uma casa arrumada aqui. Tudo aqui eh MEGA ! As embalagens sao todas enormes! Eu fui comprar um shampoo pra Laura, e so tinha embalagens muito grandes. Melhor que dura mais, o que diminui a frequencia das viagens ao mercado. Por mais que voce seja fluente em ingles, eu nao conheco ninguem que nao se confunda com as sinalizacoes nas portas: Pull e Push . Agora eu aprendi um macete! Se a barra da porta eh vertical, eh pra puxar (Pull), se eh horizontal eh para empurrar (Push). Claro que ha excecoes, mas via de regra o macete eh verdadeiro. Os seus...

Fora do ar por tempo indeterminado

Eu nunca pensei que fosse querer encerrar esse blog. Quem me conhece de outros blogs, sabe que eu adoro escrever blogs. O fato é que não há mais tempo. Agora que engatamos de vez na nossa rotina daqui, não sobra tempo pra blogar direito. Eu já tenho o meu outro blog e lá vou continuar escrevendo, mas não exclusivamente sobre as coisas do Canadá. Outro fator que nos fez dar um tempo com o blog, pra ser bem sincera com vocês, foi um pouco de chateação com a quantidade de emails que recebemos perguntando sobre o processo, sobre a vida aqui, sobre o mercado de trabalho aqui em determinada área. Tem gente que nem se dá o trabalho de ler os arquivos. Tem gente que escreve perguntando do processo de Quebec. Tem gente que vem estudar aqui e quer que a gente indique acomodação. Tem gente que quer saber se o mercado de trabalho em engenharia química ou biblioteconomia (são exemplos, tá) é bom aqui. Tem gente que pergunta se aqui em Toronto (!!!!!) é legal... Ou seja, totalmente sem noção. Quem ...

Acabou a moleza

Faz tempo que eu não escrevo aqui! E acho que daqui pra frente vai ficar cada vez mais complicado. Ontem eu comecei a trabalhar! O que eu não contei aqui foi que depois que tive aquela primeira oferta de emprego, na semana seguinte eu fiz uma entrevista e ganhei outra oferta. A segunda era bem melhor que a primeira, a empresa super bacana, bem estabelecida e conhecida em Vancouver. Eu não podia recusar, né? Eu preparei um texto enorme pro meu outro blog , mas ele está fora do ar agora, pra minha indignação (eu tenho que trocar de servidor o quanto antes!). Abrindo outro parêntesis, eu tenho achado dificuldade de saber o que escrever aqui e o que escrever no Simples Assim. É provável que um dia o Destino Canadá fique como um arquivo e eu só escreva por lá... não sei ainda. Por enquanto ainda estamos aqui. Bem, só pra vocês não dizerem que eu abandonei esse cantinho, eu vou publicar aqui o que eu tinha preparado pro Simples Assim, ok? Quando o site voltar ao ar, eu publico lá também. ***...